
CADERNOS


VÍDEOS

CLIMA
fale com o DIÁRIO

+55 (18) 3652.4593


Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br
CIDADE & REGIÃO
24/10/2012
Yohansson Nascimento visita Penápolis e faz palestra

DA REPORTAGEM
Penápolis recebeu na manhã de ontem a visita do medalhista paralímpico Yohansson Nascimento, que esteve ministrando palestra no auditório do Sindicato Rural de Penápolis. O encontro foi realizado com a participação de alunos, professores, diretores e demais pessoas, e representantes da Diretoria Regional de Ensino da região de Penápolis. Durante a palestra, Yohansson contou sua história quando criança e adolescente, falando sobre os constrangimentos que tinha por não possuir as mãos. “As pessoas sempre me questionavam por isso, por muitas vezes chorei por que me considerava sem sorte na vida”, revelou. Ele também falou sobre sua superação e a vontade de vencer na vida. “Eu tinha um objetivo pra mim e corri atrás, queria ser alguém na vida e tratei de alcançá-lo”, ressaltou. Dentre tantas histórias de superação, o paratleta destacou sua busca pelo aperfeiçoamento nas corridas. “Para isso treinava todos os dias em São Caetano e sempre contente, pois sabia que estava fazendo aquilo que gosto e conseguia fazer, não tinha nenhum impedimento”, disse. Quanto às competições, ele comentou que não sabe quantas provas já participou, mas contou que possui mais de 120 medalhas. Na oportunidade ele motivou os alunos presentes a se dedicarem à prática esportiva. “O esporte é a maior ferramenta de inclusão que existe, vencendo preconceitos, violência, drogas, por isso é fundamental que o jovem de hoje possa vencer na vida amanhã, através de algum esporte”, explicou. Após a palestra, ele respondeu perguntas e falou sobre o incentivo que a prática esportiva precisa ter no País por parte do governo. Os alunos aproveitaram a oportunidade para tirar fotos e conhecer pessoalmente a medalha de ouro paralímpica que o paratleta ganhou este ano em Londres. Ele também conquistou uma de prata. Como presente pela visita, Yohansson recebeu um quadro com a pintura do Santuário de São Francisco de Assis, símbolo penapolense.
Parceria
A iniciativa é uma parceria entre a Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência e a Secretaria de Estado da Educação. Até dezembro, serão ministradas em todo o Estado, palestras com atletas paralímpicos para cerca de 2.000 alunos e professores de escolas estaduais. Serão 91 eventos, chamados de ‘Ativações’ que acontecem em todas as diretorias regionais do Estado, como escolas, sedes de diretorias de ensino ou centros de eventos. A ideia surgiu após o curso “Educação Física e Esporte como Inclusão Social na Escola”, oferecido a 2.500 professores entre abril e julho deste ano, em parceria entre a Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, a Secretaria de Estado da Educação e a Fundação do Desenvolvimento Administrativo (Fundap). Ao final da formação, que integra o processo de inclusão dos alunos com deficiência nas aulas regulares de Educação Física, as duas pastas decidiram promover os encontros para favorecer a inclusão dos alunos com deficiência na escola. (Rafael Machi)
CIDADE E REGIÃO
Polícia Civil de Penápolis prende acusado de roubar motos
CIDADE E REGIÃO
Homem é preso por tráfico de drogas no centro de Luiziânia
CIDADE E REGIÃO
Reunião: abertura de cursos de Fono e TO é solicitada à Funepe
Imagens da semana
© Copyright 2025 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.