CADERNOS
VÍDEOS
CLIMA
fale com o DIÁRIO
+55 (18) 3652.4593
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br
CIDADE & REGIÃO
14/07/2023
Vila da Infância recebe alimentos arrecadados pela cooperativa Sicredi
DA REDAÇÃO
Voluntários da cooperativa Sicredi Alta Noroeste SP realizaram no 1º sábado de julho, em várias cidades da região, ações sociais e recreativas para celebrar o Dia C (Dia de Cooperar). Em Penápolis, um mutirão de pessoas ligadas a instituição, percorreu as portas dos supermercados em busca de grandes arrecadações de alimentos e itens de higiene pessoal para entidade beneficiada, a Associação Vila da Infância.
O balanço do material de higiene pessoal registro a arrecadação de 233 sabonetes, 105 unidades de creme dental e 2 pacotes de papel higiênico. Em relação aos alimentos, foram 16 frascos de óleo, 55 pacotes de pipoca, 181 unidades de molho de tomate, 69 unidades de milho e ervilha, 60 latas de sardinha, 15 pacotes de amido de milho, 24 pacotes de café e 1 farinha de mandioca.
A instituição ainda registrou 112 unidades de farinha de trigo, 44 pacotes de bolacha, 76 de macarrão, 232 litros de leite em caixinha, 5 kg de feijão, 7 pacotes de açúcar, 11 kg de arroz, 32 caixas de chá, 9 pacotes de fubá, 109 caixas de creme de leite, 111 de leite condensado, 200 unidades de gelatina (sabores diversos), 10 cartelas de ovos (200 unidades), 3 pacotes de sal, 10 kg de linguiça calabresa e 21 kg de bananas.
Proposta
A iniciativa é liderada pelo Sistema OCB (Organização das Cooperativas do Brasil) e conta com o Dia C (Dia de Cooperar), que acontece sempre no 1º sábado de julho para comemorar o Dia Internacional do Cooperativismo.
Em 2022, por exemplo, o Sicredi realizou mais de 550 atividades como palestras sobre educação financeira, revitalização de espaços públicos, doação de cestas básicas, entre outras. Foram cerca de 3,5 mil ações que beneficiaram aproximadamente 540 mil pessoas e mobilizaram mais de 50 mil voluntários.
Cidades
A mobilização envolveu mais 8 cidades da região Noroeste, sendo Andradina, Araçatuba, Birigui, Buritama, Castilho, Guararapes, Ilha Solteira e Promissão, com cada uma delas promovendo uma ação que beneficiasse as entidades, de forma a atender suas demandas.
Vila da Infância
A Associação Vila da Infância de Penápolis, importante instituição que atende crianças e adolescentes em vulnerabilidade social, é mantida pela Igreja Metodista de Penápolis. Desempenha importante trabalho no acolhimento e acompanhamento de 250 crianças e adolescentes na faixa etária de 4 meses a 17 anos, juntamente com seus familiares.
Atualmente, a entidade oferece oficina de culinária, atividades lúdicas e artísticas, informática, além do coral, que realiza diversas apresentações, principalmente durante as festividades de fim de ano.
O trabalho realizado com as crianças é desenvolvido no contra turno escolar, possibilitando que participem das atividades da instituição, e que possam frequentar as aulas regulares das escolas - uma das condições para participar das atividades da Vila.
As crianças e adolescentes também recebem alimentação e fazem o plantio e manejo de uma horta, onde os produtos cultivados são usados na própria alimentação dos atendidos, e os produtos excedentes são doados para as famílias das crianças, que também são acompanhadas pela entidade.
A Vila da Infância de Penápolis conta com recursos financeiros nas esferas municipal, estadual e federal, porém, são insuficientes para a manutenção da instituição. Neste momento, as emendas parlamentares e também as contribuições da população são fundamentais para que os projetos sejam mantidos. (Carlos Netto)
CIDADE E REGIÃO
Fim de ano: Polícia Militar reforçará fiscalizações em Penápolis
CIDADE E REGIÃO
Jovem aciona a polícia após ser agredida pelo companheiro
CIDADE E REGIÃO
PM captura procurados da Justiça na região
Imagens da semana
© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.