Classificados

VÍDEOS

Saudoso Tachinha e seu Ford 29 - entrevista de 2008 - por Ricardo Alves (Cacá)
Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

15/04/2008

Vigilância registra baixo índice de vacinação contra a febre amarela

Detalhes Notícia

A Secretaria de Saúde da Prefeitura de Penápolis, através do Serviço de Vigilância Epidemiológica divulgou o balanço da campanha de intensificação da vacinação contra a febre amarela, realizada na semana passada, principalmente no sábado, em que todas as unidades atenderam em horário especial, das 8h às 17h.
De acordo com dados levantados pelo serviço, o número de pessoas que procuraram as unidades de saúde na semana passada para se vacinarem contra a febre amarela ficou bem abaixo do índice previsto no município.
Para a campanha de intensificação, Penápolis contava com um estoque de 10 mil doses da vacina, sendo que a Secretaria Municipal de Saúde esperava vacinar uma média de 7 mil pessoas. Mas no período de 1º a 12 de abril, um total de 1.111 pessoas procuraram as unidades de saúde para se vacinarem. Sendo que desse total, 678 doses da vacina contra a febre amarela foram aplicadas somente no sábado passado, dia 12. Para o enfermeiro responsável técnico pela Vigilância Epidemiológica, Alexandre Pereira Almeida, o baixo índice de vacinação neste início do mês de abril se deve ao fato de que várias pessoas já haviam se imunizado contra a febre amarela. “Em janeiro e fevereiro, quando foi divulgado o risco de uma epidemia de febre amarela, a maioria da população procurou as unidades e já tomou a vacina, portanto, faltavam poucas pessoas para receber a dose da vacina”, analisou.

Pontos de vacinação
O enfermeiro Alexandre ressaltou que aquelas pessoas que não tomaram a vacina e precisam ser imunizadas contra a febre amarela, ainda podem procurar o Centro de Saúde (Macro II) e a Macro III em horário normal de atendimento e levar a carteira de vacinação. Devido a reforma da Macro I, localizada no Jardim Eldorado, os pacientes desta unidade devem ser vacinados na Macro II.
Vale ressaltar que devem ser vacinadas todas as pessoas a partir de nove meses que ainda não receberam a vacina ou estão em atraso, sendo que sua validade é de dez anos. É importante saber que a vacina é contra-indicada para pessoas portadoras do vírus HIV, gestantes, portadores de neoplasia maligna, pacientes que fazem quimioterapia e radioterapia, pessoas que tomam corticóides em doses elevadas e pessoas com história de manifestações anafiláticas após dose anterior da vacina ou após ingestão de ovo. Secom – PMP

Foto: A vacinação foi mais intensa no sábado, com imunização de 678 pessoas

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade