Classificados

VÍDEOS

Saudoso Tachinha e seu Ford 29 - entrevista de 2008 - por Ricardo Alves (Cacá)
Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

11/04/2007

Vigilância convoca profissionais do ramo alimentício

O Serviço de Vigilância Sanitária da Secretaria Municipal de Saúde de Penápolis convoca para uma reunião no próximo dia 17, todos as pessoas que atuam na comercialização de alimentos na cidade. A reunião será na sala Cora Coralina da Biblioteca Municipal (rua Irmãos Crisóstomo de Oliveira 333, Centro), a partir das 09h. Entre os convocados para o encontro estão todos os proprietários de trailers de lanche, carrinhos ambulantes, salgadeiras, doceiras e boleiras.

Na oportunidade serão discutidos assuntos relacionados à Resolução RDC 216, de 15 de setembro de 2004, emitida pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária). Segundo explicou o chefe da Vigilância Sanitária, Vladimir Marangoni, a  mesma dispõe sobre o Regulamento Técnico de Boas Práticas para Serviços de Alimentação.

Marangoni informou que a resolução diz que os manipuladores de alimentos devem ser supervisionados e capacitados periodicamente em higiene pessoal, em manipulação higiênica de alimentos e em doenças transmitidas por alimentos. “A capacitação deve ser comprovada mediante documentação”, afirmou ele.

“Essa capacitação deve ser voltada a temas como contaminantes alimentares, doenças transmitidas por alimentos, manipulação higiênica dos alimentos e boas práticas. A inobservância ou desobediência ao disposto nesta resolução configura infração de natureza sanitária, sujeitando o infrator às penalidades previstas pela própria resolução” – advertiu Marangoni.

 

Participação importante

Ele ressaltou que a participação dos interessados é de suma importância, já que serão tratadas questões fundamentais para elevar o nível de segurança dos alimentos consumidos no município.

“Uma dieta saudável, protetora e preventiva, em conjunto com a melhoria das condições higiênico-sanitárias dos estabelecimentos comerciais, aliadas ainda a técnicas de manipulação adequadas, previnem doenças veiculadas por alimentos, intoxicações e até doenças degenerativas como certos tipos de câncer e problemas cardiovasculares” – informou. Secom – PMP

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2025 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade