Classificados

VÍDEOS

Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989
Saudoso Tachinha e seu Ford 29 - entrevista de 2008 - por Ricardo Alves (Cacá)

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

24/04/2008

Vacinação de idosos contra a gripe será neste sábado

A Secretaria Municipal de Saúde de Penápolis realiza neste sábado, 26, a 10ª edição da Campanha Nacional de Vacinação do Idoso contra a Gripe, promovida pelo Ministério da Saúde, cujo slogan é “Não deixe a gripe derrubar você. Vacine-se”. A meta é vacinar 5.420 idosos, correspondentes a 80% da demanda do município, já que Penápolis tem atualmente 6.774 pessoas com mais de 60 anos.
Além da vacina contra a gripe, serão aplicadas as vacinas dupla-adulto (tétano e difteria) e contra a pneumonia. No ato da vacinação, deve ser apresentada a carteira de vacinação. Para a vacinação a secretaria disponibilizou uma grande equipe de funcionários, que estará durante todo o dia atendendo os idosos, das 08h às 17h. Os postos de vacinação funcionarão Macro II (Centro de Saúde), Macro III (Vila Santa Terezinha), e também nos postinhos da Vila Planalto, Cidade Jardim, Vila Tóquio, Jardim Pevi, Jardim Tropical e Jardim Del Rey.
A Secretaria Municipal de Saúde ressalta que é muito importante que os idosos sejam imunizados, mesmo aqueles que já tomaram a vacina nos anos anteriores, já que a gripe é causada por um vírus muito instável e de grande mutabilidade, motivo pelo qual a vacinação tem de ser realizada anualmente.
A gripe geralmente provoca febre alta, dor de garganta, tosse, dores no corpo e na cabeça, fraqueza e mal-estar, podendo evoluir para doenças mais graves, como a pneumonia. Daí a necessidade dos idosos se imunizarem.
Estudos do Ministério da Saúde apontam que a vacina diminui o risco de se contrair a doença em 90% dos casos, não provoca reações e não tem qualquer contra-indicação. A vacinação tem comprovadamente contribuído para a diminuição das internações hospitalares por problemas respiratórios. Além dos idosos, também poderão ser beneficiadas com a campanha as pessoas pertencentes aos grupos de risco, como portadores de doenças pulmonares, cardiovasculares, renais e hepáticas crônicas, diabéticos, transplantados, portadores de HIV, institucionalizados (residentes em asilos, casas de repouso) e profissionais da saúde.

Câncer Bucal
Os idosos que forem aos postos se vacinar vão passar por um diagnóstico gratuito como forma de prevenção e detecção de possíveis casos de câncer bucal. O trabalho será desenvolvido pelos profissionais do Serviço de Odontologia da Secretaria Municipal de Saúde. A equipe estará presente em todas as Macros de Saúde e Postinhos no horário das 08h às 17h. O objetivo é fazer a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer bucal. Isso se justifica pelo fato de que, além da cárie dentária, outras doenças também acometem os tecidos da boca, e o câncer se destaca como o mais grave. Portanto, os idosos não precisam ter receio nem constrangimento na realização do exame. Essa faixa da população foi escolhida para estes exames em função de que a maior incidência deste tipo de câncer ocorre nos idosos. Após os exames haverá o encaminhando para o tratamento gratuito de todos aqueles idosos em que forem verificadas quaisquer alterações. Secom – PMP

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2025 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade