Classificados

VÍDEOS

Saudoso Tachinha e seu Ford 29 - entrevista de 2008 - por Ricardo Alves (Cacá)
Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

21/02/2014

Sirp reelege João Castilho

Rafael Machi
Detalhes Notícia
O presidente reeleito do Sirp, João Castilho, está à frente do sindicato desde 1993

DA REPORTAGEM

O advogado, ruralista e atual presidente do Sindicato Rural de Penápolis (Sirp), João Antônio Castilho foi reeleito para dirigir a entidade por mais três anos. Este é o seu oitavo mandado consecutivo. A eleição ocorreu na quarta-feira (19) na sede do sindicato. Castilho esteve à frente do Sindicato pela primeira vez em 1993 e, desde então, não deixou mais o cargo, sendo reeleito em todos os processos de escolha da diretoria. A eleição durou cerca de 12 horas, pois foi necessária segunda chamada, às 21h00 foi anunciado oficialmente a reeleição de Castilho, tendo como membros da Diretoria Efetiva, Gilberto Bilche Girotto e Luis Otávio Anhensine. Participou da eleição um representante da Federação da Agricultura do Estado de São Paulo (Faesp), responsável por organizar e administrar o processo eleitoral em Sindicatos Rurais. Castilho confessou que pensou em não se candidatar, pois as renovações são necessárias. “Pensei em não me candidatar, estou a bastante tempo na diretoria e tudo nesta vida precisa ser renovado, então pensei em realizar esta renovação também no Sindicato, mas acabei sendo convencido pelos meu companheiros de chapa e até por funcionários e associados do Sindicato que eu deveria concorrer mais uma vez, foi o que decidi e acabei reeleito”, comentou. Como presidente do Sirp, Castilho ressaltou que aumentam suas responsabilidades e que continuará realizando o trabalho sério que sempre fez. “A cada reeleição aumentam minhas responsabilidades, pois estou a frente de um dos sindicatos mais reconhecidos em todo o Estado, por isso sei que uma boa atuação é fundamental para que o Sirp continue defendendo os direitos dos produtores rurais”, acrescentou. O presidente reeleito ressaltou que poder defender a categoria é algo que faz por prazer. “É de minha índole participar em defesa da categoria. Sei das dificuldades que, principalmente, os pequenos produtores enfrentam e o quanto é importante a assessoria prestada pelo sindicato a eles, além disso, sempre atuei com a filosofia de que se você representa uma categoria, você tem que lutar intransigentemente por ela”, ressaltou.

Parcerias

Um dos principais trabalhos destacados por Castilho são as parcerias promovidas entre o Sirp, a Faesp e o Senar (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural) na realização de inúmeros cursos voltados ao homem do campo. “Estes cursos são fundamentais para que os produtores melhorem seus desempenhos no campo através de cursos, palestras, seminários e outras atividades realizadas com frequência para que o produtor se desenvolva cada vez”, disse. Ele comentou que uma de suas grandes preocupações é a de oferecer ao pequeno produtor maneiras para que ele possa ter uma fonte de renda na qual não seja dependente da cana-de-açúcar. De acordo com o presidente, o plantio de cana cresceu imensuravelmente nos últimos anos e com a proibição da queima da palha a colheita se tornou quase que obrigatória a ser feita com maquinários que nem sempre podem entrar em pequenas propriedades. “Minha preocupação é em relação ao monopólio da cana, que pode se transformar num grande latifúndio. Se o produtor não pode plantar cana porque não pode colher ele se verá obrigado a vender suas terras para grandes proprietários”, explicou. A melhor solução, segundo Castilho, é proporcionar ao pequeno produtor maneiras para que ele tenha uma produção diferente e que sirva como fonte de renda alternativa. “Por isso sempre visamos parcerias que possam levar conhecimentos a mais aos produtores, além de oferecer toda assistência através do Sirp, é para isso que estamos aqui, garantir os direitos elevar o conhecimento e a produção rural em nossa região”, finalizou. O Sirp tem 300 associados, abrangendo produtores de Penápolis, que é sede, Alto Alegre, Avanhandava, Barbosa, Glicério, Braúna e Luiziânia. A entidade possui Departamento de Contabilidade (emissão de NF, ITR, e declaração de Imposto de Renda), Departamento de Pessoal, Serviços de Despachante, Veterinário e Departamento Jurídico (Trabalhista e Ambiental). Toda a assessoria do Sindicato Rural é sem custos, pois a estrutura disponível já está inclusa na mensalidade. A diretoria eleita é composta também pelos Conselheiros Fiscais João Soares Monteiro, José Carlos Nistal da Silva e Benone Soares de Queiroz Júnior. Os Delegados Representantes João Antônio de Castilho e Pedro Marques Corrêa Filho, além de suplentes em todas as categorias. Fundado em 30 de abril de 1968, o Sindicato Rural de Penápolis surgiu da necessidade de se unir a classe produtora da cidade e da região. Em meio a um cenário político tumultuado, do Regime Militar, proprietários rurais e empresários se reuniram e formaram o sindicato. Com o tempo entidade foi ganhando credibilidade, não só na região e pelos associados, como em todo o estado. Hoje o Sirp é tido como um sindicato de ponta, com forte atuação em Penápolis e região. (Rafael Machi)

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade