Classificados

VÍDEOS

Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989
Saudoso Tachinha e seu Ford 29 - entrevista de 2008 - por Ricardo Alves (Cacá)

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

26/08/2008

Sesi abre exposição de caricaturas em Penápolis

De 1º a 19 de setembro, o SESI Birigui apresentará, no município de Penápolis, a exposição Caricaturas , coletânea dos principais trabalhos do artista plástico, ilustrador e caricaturista Gonzalo Cárcamo.
Esta exposição traz uma panorâmica da obra do artista, na qual 59 personagens da política, da literatura, da música, do esporte, das artes plásticas e da televisão são seus alvos. Em seus traços espessos e ágeis desfilam William Shakespeare, Lula, Ayrton Senna, Paulo Maluf, Sílvio Santos, Fernando Henrique Cardoso, Caetano Veloso, Pablo Picasso e George W. Bush, entre outros personagens lembrados com o humor e irreverência.
Natural do Chile, Cárcamo chegou ao Brasil em 1976 para estudar arquitetura. Para ganhar a vida, começou a trabalhar como ilustrador em agências de publicidade, atuando, posteriormente, em várias publicações, entre elas O Pasquim. Realizou sua primeira exposição de aquarelas em 1981, tendo como tema Ouro Preto. Também é autor do livro Modelo Vivo, Natura Morta , que retrata em detalhes a história de um pintor que gosta de temas da natureza, como animais e floresta. Como ilustrador, colabora com várias editoras do Brasil e divide seu tempo dando aulas de aquarela no seu atelier.
Para Cárcamo, a caricatura é também topografia, onde o artista reinterpreta acidentes em relevo, conseguindo descrever inconfundivelmente, sem relevar o retratado. ”Deus cria. O caricaturista passa a limpo”, afirma Cárcamo.
“Eu não sou crítico de arte, desconheço mesmo o vocabulário usado pelos que escrevem o assunto, mas percebi que a aguda visão irônica deste caricaturista serve-se de apurada técnica, obtendo assim soluções impressionantes. Cárcamo entende e sabe tudo de artes plásticas, arrancando de ‘nosotros’ exclamações espontâneas. Esse cara é demais. Se me pedissem para formar um escrete de caricaturistas do mundo inteiro eu não deixaria de convocar este caricaturista chileno.
Ele formaria entre os titulares, que por lei devem somar 11 (onze) apenas”. Nássara, 1987- Revista Gráfica. (Assessoria de Imprensa)
VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2025 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade