Classificados

VÍDEOS

Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989
Saudoso Tachinha e seu Ford 29 - entrevista de 2008 - por Ricardo Alves (Cacá)

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

16/02/2013

Semana de Trânsito recebe voto popular em concurso

DA REPORTAGEM

 

Está em processo de voto popular os projetos finalistas do 5º Prêmio "Polícia Cidadã", promovido pelo Instituto Sou da Paz. Dentre os 20 melhores colocados, participa ainda o trabalho da ‘Semana do Trânsito Seguro de Penápolis’, realizado pela Polícia Militar local, que vem surtindo efeito bastante positivo entre as crianças das escolas públicas e particulares de Penápolis. Por se tratar de um projeto criado e desenvolvido pela PM da cidade, os próprios policiais envolvidos estão empenhados em campanhas para divulgação da votação, enaltecendo o trabalho feito nas escolas penapolenses.

O voto popular está aberto no próprio site do ‘Instituto Sou da Paz’, realizador do concurso, através do site www.soudapaz.org. Na página existe um link sobre o Prêmio Polícia Cidadã, onde o internauta pode conhecer os projetos concorrentes, inclusive o da Semana de Trânsito Seguro e votar naquele que julga de melhor benfeitoria para a comunidade. O anúncio oficial de que o projeto penapolense estaria entre os 20 finalistas, foi feito durante um coquetel no dia 21 de janeiro, momento em que foram apresentados os balanços oficiais sobre as três edições desenvolvidas na cidade nos últimos anos.

Para conhecer o projeto aplicado, duas auditoras do instituto estiveram em Penápolis conhecendo o trabalho que foi desenvolvido no decorrer do projeto de Trânsito Seguro. Na oportunidade, o 1º Tenente da 2ª Companhia da Polícia Militar de Penápolis, Flávio Bachiega Zambrosi, explicou que o objetivo da visita das auditorias foi conhecer de forma mais profunda o projeto, entendendo melhor como o programa é desenvolvido na cidade. "São itens necessários também para o julgamento do projeto, por isso conheceram seu desenvolvimento, qual faixa da população estava sendo atingida e os resultados que estávamos obtendo com a Semana de Trânsito Seguro", comentou. "Estamos contando muito com o apoio dos penapolenses e independente do resultado, continuaremos investindo neste projeto, sempre contando com o apoio da sociedade e dos nossos parceiros empresários, que nos ajudam através de patrocínios", ressaltou Zambrosi.

A Semana do Trânsito Seguro de Penápolis objetiva mobilizar um grande número de pessoas e entidades, para a harmonia entre veículos e pedestres, maior humanização e o cumprimento efetivo de normas e leis para que haja uma diminuição significativa no número de acidentes em Penápolis. Muitos estudos mostram que a conscientização é o único meio eficaz para o cumprimento de leis, e diminuir o número de acidentes. Segundo a Polícia Militar de Penápolis, em 2012 participaram cerca de três mil crianças do 3º ao 5º ano das escolas estaduais, municipais e particulares e seus pais que também receberam orientações durante palestras ministradas nas escolas. Uma das características do evento é a exposição de painéis que mostram fotos de acidentes, além da exposição de materiais utilizados pelas autoridades para o socorro às vítimas de acidentes de trânsito. O objetivo do Instituto, Sou da Paz, é influenciar a atuação do poder público e de toda a sociedade frente à violência. O Sou da Paz implementa projetos nas regiões com o público mais afetado pela violência, assessora governos na elaboração e implementação de políticas de segurança e mobiliza a sociedade sobre o tema.

 

Bons resultados

Segundo o levantamento feito pela Polícia Militar, os números de acidentes de trânsito apresentaram significativa diminuição após a implantação do projeto na cidade.

As estatísticas mostram o índice de acidentes no ano de 2008, antes do projeto ser implantado, e 2011, quando a Semana de Trânsito Seguro já havia sido realizada. Em 2008 os acidentes sem vítimas totalizaram 283 casos. Em 2011, as ocorrências caíram para 132, o que apresentou uma margem de 53% na diminuição. Esta redução de acidentes também pôde ser percebida com os casos que envolvem vítimas.

Antes do programa a média de ocorrências era de 492, caindo para 471 em 2011. O que significa uma redução de 7%. Enquanto isso os atropelamentos também diminuíram, de 26 em 2008 para 21 em 2011, uma redução de 9%. (Rafael Machi)

 

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2025 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade