
CADERNOS


VÍDEOS

CLIMA
fale com o DIÁRIO

+55 (18) 3652.4593


Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br
CIDADE & REGIÃO
19/11/2006
Semana da Consciência Negra começa neste domingo
Os eventos programados em comemoração à Semana da Consciência Negra de Penápolis começam neste domingo, 19.
A abertura da programação será com a Missa Afro, que acontecerá no Santuário São Francisco de Assis às 19h30. Até o próximo dia 26 serão vários os acontecimentos referentes ao tema.
As atividades, todas de graça e abertas ao público em geral, foram programadas em conjunto pela Prefeitura, através da Biblioteca Pública Municipal Prof. Sud Menucci e Museu Histórico e Pedagógico Fernão Dias Paes, em parceria com a Apeoesp (Associação dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo), Secretaria Municipal de Educação, Secretaria Municipal de Cultura, Anglo, Escola Leãozinho e Câmara Municipal.
Entre as atividades estão palestra, debate, exposição, projeção de filme, espetáculo teatral, dança, entre outras manifestações culturais. Segundo os organizadores, os eventos programados têm o intuito de promover a reflexão acerca do preconceito.
Também é objetivo desta semana abordar o tema da forma mais ampla possível, abrangendo além do preconceito de cor os preconceitos contra raça, condição social, religião e também contra a mulher, entre outros tantos existentes.
PROGRAMAÇÃO
HOJE
19h30 - Missa Afro
Local: Santuário São Francisco de Assis
AMANHÃ
Das 08h00 às 11h00 e das 13h30 às 16h30 - Exposição Afro Brasil
Local: Sala Coralina da Biblioteca Municipal
TERÇA-FEIRA
20h00 - Espetáculo Teatral “Uzina 4.3”, com o grupo Aquilo Deu Nisso
Local: ao lado do CAT (avenida Santa Casa 33, Centro)
QUARTA-FEIRA
19h30 - Projeção do filme “O Jardineiro Fiel”
Local: Câmara Municipal
QUINTA-FEIRA
19h30 - Projeto Reflexões: palestra e debate sobre o tema Preconceito
Participação do Professor Mestre Roberto Rillo Bíscaro
Local: Câmara Municipal
(transmissão pelo site www.camaradepenapolis.com.br)
SEXTA-FEIRA
20h00 - Sarau Diversidades – “Consciência e Cidadania”
Local: Biblioteca Municipal
DOMINGO – DIA 26/11
14h00 – 5ª Periferia em Ação
Local: Praça 9 de Julho
“Dia da Consciência Negra” retrata
disputa pela memória histórica
Preservar a memória é uma das formas de construir a história. É pela disputa dessa memória, dessa história, que nos últimos 32 anos se comemora no dia 20 de novembro, o “Dia Nacional da Consciência Negra”.
Nessa data, em 1695, foi assassinado Zumbi, um dos últimos líderes do Quilombo dos Palmares, que se transformou em um grande ícone da resistência negra ao escravismo e da luta pela liberdade, os movimentos sociais escolheram essa data para mostrar o quanto o país está marcado por diferenças e discriminações raciais.
Foi também uma luta pela visibilidade do problema. Isso não é pouca coisa, pois o tema do racismo sempre foi negado, dentro e fora do Brasil. Como se não existisse.
O Dia Nacional da Consciência Negra vem a ser o dia nacional de todos os brasileiros e brasileiras que lutam por uma sociedade de fato democrática, igualitária, unindo toda a classe trabalhadora num projeto de nação que contemple a diversidade engendrada no nosso processo histórico.
CIDADE E REGIÃO
Caged: Penápolis tem 131 vagas de empregos criadas em fevereiro
CIDADE E REGIÃO
Penápolis chega a 2.175 casos positivos de dengue
CIDADE E REGIÃO
Linha férrea: requerimento defende prolongamento de ruas
Imagens da semana
© Copyright 2025 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.