CADERNOS
VÍDEOS
CLIMA
fale com o DIÁRIO
+55 (18) 3652.4593
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br
CIDADE & REGIÃO
24/12/2015
SASC articula encontro para pessoas em situação de rua
DA REDAÇÃO
A Secretaria de Assistência Social e Cidadania, realizou em parceria com a equipe profissional do SOS, na quarta-feira, dia 16 de dezembro, encontro articulado de fim de ano para moradores em situação de rua.
O evento contou com o apoio da Secretaria Municipal de Esportes e da Atenção de Saúde do Caps AD. Cerca de 20 homens e uma mulher participaram de momentos de lazer, orientação para a saúde, além da apresentação musical do cantor Cesar Suline, professor de viola da Secretaria Municipal de Cultura.
Os presentes aproveitaram para se divertirem com os jogos de mesa, como dama, dominó, futebol de mesa, e ainda foram presenteados com alguns brindes.
A Secretária de Assistência Social e Cidadania, Tânia Pinheiro falando ao grupo, solicitou a eles a adesão ao Importante Serviço que é feito pela equipe do SOS, que valorizem a entidade que faz o atendimento diário, e ainda deixou uma mensagem de incentivo ao grupo, “ que realizem o tratamento contra o alcoolismo para que tenham condições de retornar ao convívio familiar”, e no final solicitou que todos dessem as mãos e fizessem juntos a oração do Pai Nosso que Jesus ensinou, e assim o fizeram com atitude de reverência a Deus.
Serviço Institucional acolhe os moradores em situação de rua
O Serviço de Acolhimento Institucional Casa de Passagem para pessoas em situação de rua, que é vinculado à Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (SASC), é realizado diariamente, através de uma equipe multiprofissional do SOS, que faz a abordagem de pessoas em locais de maior concentração, nas praças da Vila Aparecida e Chico Mendes, no Jardim Ipê. Esta população é composta em sua maioria por homens, geralmente dependentes químicos do álcool e outras drogas que perderam o vínculo familiar. A equipe vai ao encontro deles, oferecendo atendimento principalmente nas áreas de assistência social, saúde física e mental, porém encontram muita resistência para a adesão aos tratamentos contra o alcoolismo, ao retorno à família, enfim não desejam deixar a rua, onde encontram facilidade para viver sem regras e sem compromissos com as rotinas do dia-a-dia. A equipe composta por Assistente Social, Psicóloga e Educador Social faz orientação em grupo e individual, tentando encaminhá-los a tratamentos de saúde, para a obtenção de documentos, e buscando a ressocialização destes indivíduos, além de fazer o trabalho de fortalecimento de vínculos familiares e encaminhamento para o trabalho. Este é um problema social que ocorre em quase todas as cidades brasileiras, de difícil solução, que é enfrentado mediante diversas intervenções de uma rede de atendimento a estes indivíduos.
CIDADE E REGIÃO
Fim de ano: Polícia Militar reforçará fiscalizações em Penápolis
CIDADE E REGIÃO
Jovem aciona a polícia após ser agredida pelo companheiro
CIDADE E REGIÃO
PM captura procurados da Justiça na região
Imagens da semana
© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.