CADERNOS
VÍDEOS
CLIMA
fale com o DIÁRIO
+55 (18) 3652.4593
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br
CIDADE & REGIÃO
28/05/2008
Saúde realiza palestras sobre pediculose
A Secretaria Municipal de Saúde de Penápolis está realizando uma série de palestras educativas nos postos de saúde, escolas e creches para informar os pais e demais familiares sobre a pediculose – doença parasitária, causada pelo parasita vulgarmente chamado de piolho. A mais recente palestra foi ministrada na creche municipal do Jardim Del Rey. Quem participa das palestras e orienta a comunidade são o médico da rede municipal, Antônio Carlos de Mendonça, e a enfermeira também da rede pública de Penápolis, Márcia Shinkai. O objetivo é esclarecer sobre os cuidados preventivos e as formas de tratamento da pediculose, já que a mesma atinge principalmente crianças em idade escolar sendo transmitida pelo contato direto entre elas.
“Queremos prevenir os aborrecimentos que isso pode trazer às crianças, professores e às famílias em geral. A orientação adequada possibilita que a prevenção seja feita de forma eficiente”, comentou a enfermeira da Secretaria de Saúde, Áurea Muçouçah, que está coordenado a realização das palestras nas unidades.
Ela contou ainda que além da conversa dos profissionais com o público também são utilizados recursos como vídeo e slides. “Para melhor entendimento das medidas preventivas é aberto espaço para perguntas da comunidade, que tem se mostrado participante e interessada”, contou a enfermeira.
A Pediculose
A doença tem como característica principal a coceira intensa no couro cabeludo, principalmente na parte de trás da cabeça e que pode atingir também o pescoço e a região superior do tronco, onde se observam pontos avermelhados semelhantes a picadas de mosquitos. Com a coçadura das lesões pode ocorrer a infecção secundária por bactérias, levando inclusive ao surgimento de glânglios no pescoço.
O tratamento da pediculose da cabeça consiste na aplicação nos cabelos de medicamentos específicos para o extermínio dos parasitas. Existe também um tratamento através de medicação via oral, sob a forma de comprimidos tomados que caso seja necessário serão prescritos por um médico. A lavagem da cabeça e utilização de pente fino ajudam na retirada dos piolhos. Para facilitar a retirada das lêndeas, pode ser usada uma mistura de vinagre e água em partes iguais, embebendo os cabelos por meia hora antes de proceder a retirada. A escola deve ser comunicada quando a criança apresentar a doença para que os outros pais verifiquem a cabeça de seus filhos, de modo que todos sejam tratados ao mesmo tempo, interrompendo assim o ciclo de re-contaminação. Secom – PMP
CIDADE E REGIÃO
Prefeito participa de 1ª sessão da Câmara Municipal
Imagens da semana
© Copyright 2025 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.