Classificados

VÍDEOS

Saudoso Tachinha e seu Ford 29 - entrevista de 2008 - por Ricardo Alves (Cacá)
Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

01/12/2013

Rumo a Londres: Jovem contemplado com intercâmbio embarca hoje

Rafael Machi
Detalhes Notícia
Um dia antes da viagem, Victor já começava a preparar as malas com bastante expectativa

DA REPORTAGEM

 

Viajar para o exterior e ter a oportunidade de aperfeiçoar estudos, conhecer nova cultura e aprender uma nova língua, é o sonho de muitos jovens, principalmente se esta oportunidade for conseguida através de uma bolsa de estudos onde os gastos são reduzidos ou, às vezes, é de custo zero. Pois esta é a oportunidade que o jovem penapolense Victor Lazari Inocente, 16 anos, está tendo. Ele foi um dos contemplados em todo o Estado de São Paulo para um intercâmbio na Inglaterra, com todo custo da viagem pago pela Secretaria de Estado da Educação. O embarque acontece hoje no Aeroporto Internacional de Guarulhos, na grande São Paulo. A oportunidade faz parte da comemoração dos 25 anos dos Centros de Estudos de Línguas (CELs), que oferecem aos jovens aulas gratuitas de, inglês, espanhol e francês. Ele terá a oportunidade de aperfeiçoar seu inglês e ainda conhecer uma cultura peculiar europeia. Victor é aluno do CEL de Penápolis e há um ano frequenta as aulas de inglês. Ele revelou que a oportunidade apareceu quando foi convidado para realizar uma prova concorrendo à bolsa. "Não esperava que pudesse ganhar, afinal estaria concorrendo com pessoas de todo o Estado, achei que era uma oportunidade que eu não teria", revelou. Além disso, alguns critérios foram fundamentais para a escolha dos alunos contemplados, como frequência mínima de 75% nas aulas de idioma e ter alcançado média igual ou superior a 7,0 em Língua Inglesa nos quatro bimestres do curso de Ensino Médio no ano letivo anterior ao da realização da prova. Alguns dias depois que fiz a prova veio a notícia. "Estava na minha casa quando me telefonaram avisando que eu havia conseguido a viagem, não fiquei surpreso, mas muito feliz. Depois liguei para minha mãe, que estava no serviço, e ela pensou que era mentira minha, até que algum tempo depois, ela acreditou e também ficou muito contente", revelou. Mesmo com a alegria em ver o filho contemplado com um intercambio cultural, a mãe de Victor, Vilma Lazari Inocente, revela que o coração de mãe ainda permanece bastante aflito. "Não tem como uma mãe não ficar, é a primeira viagem dele ao exterior, então sempre ficamos preocupados com alguma coisa, mas estamos felizes pela oportunidade que ele está tendo, pois estamos recebendo toda a assistência necessária do Governo e também da Diretoria de Ensino de Penápolis, temos a certeza de que ele aproveitará muito bem a oportunidade", ressaltou. Victor é aluno da Escola Estadual Ester Eunice de Oliveira, na Cidade Jardim, local onde ele virou uma "celebridade". "É muito engraçado, sempre fui muito tímido e meus amigos, professores e diretores falam muito de mim, ficaram muito felizes, comentam comigo sobre a viagem, desejam boa sorte, enfim, acabei ficando conhecido por toda a escola como o ‘garoto da viagem’", comentou aos risos.

 

A viagem

A viagem acontece no período de férias escolares, com duração de 20 dias. Victor vai hoje para São Paulo onde a noite, em Guarulhos, embarca em sua primeira viagem de avião, cujo voo tem previsão de 12 horas. A Secretaria ofereceu todo o suporte necessário, desde o trâmite para a emissão do passaporte e visto, até transporte, alimentação, estadia e jaqueta térmica. Além das aulas, os estudantes do Ensino Médio farão passeios culturais, tudo sem custo. Em Londres, Victor ficará hospedado em uma casa de família que o acolherá. No local existe uma regra básica: não é permitido falar português, apenas o inglês. No total serão 228 alunos intercambistas que farão um curso intensivo de idioma na França, Inglaterra ou Argentina. Na região de Araçatuba, são 12 contemplados. Nesta primeira etapa da viagem, 40 estudantes vão para a França, 60 para a Inglaterra e 128 para a Argentina, de acordo com o idioma que o jovem cursa no CEL. Em janeiro, mais 128 estudantes vão para a Argentina, contemplando as 356 vagas oferecidas pela Secretaria. "Tenho muito que agradecer aos professores, amigos e funcionários da DE que muito me apoiaram para esta oportunidade e dizer para aqueles que buscam algo na vida, que não desistam, pois quando realmente se quer algo é necessário buscar e fazer de tudo para que este sonho seja realizado", finalizou.

 

Matrículas antecipadas

Os alunos da rede estadual interessados em fazer um curso de idioma no próximo semestre já podem procurar o Centro de Estudos de Línguas. No total, são 224 unidades distribuídas no Estado. No primeiro semestre de 2013 a secretaria contabilizou cerca de 64 mil alunos matriculados nos cursos de espanhol, inglês, italiano, francês, japonês, mandarim e alemão. As aulas começam em fevereiro e são ministradas por professores diplomados. Os Centros de Estudos de Línguas proporcionam ao estudante da rede estadual a oportunidade de aprender gratuitamente um novo idioma, aumentando suas chances de inserção no mercado de trabalho, além de ampliar seu acesso a outras culturas. Ao todo são seis módulos semestrais e, após o término, o participante recebe o certificado de conclusão.

As matrículas para os cursos podem ser feitas nas secretarias das escolas estaduais que contam com uma unidade do CEL. Em Penápolis o Centro funciona na Escola Estadual Adelino Peters, na Vila Aparecida. Podem se inscrever estudantes da rede estadual de Ensino Fundamental e Ensino Médio e para o cadastro, os interessados, ou seus responsáveis, no caso de alunos menores de idade, devem comparecer às unidades que oferecem os cursos, portando cópia do RG e declaração de matrícula da escola de origem. (Rafael Machi)

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2025 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade