Classificados

VÍDEOS

Saudoso Tachinha e seu Ford 29 - entrevista de 2008 - por Ricardo Alves (Cacá)
Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

26/02/2015

Residencial Gimenes: Ciclistas e pedestres temem passar por vicinal em bairro

Rafael Machi
Detalhes Notícia
Ciclista divide espaço em estrada vicinal com veículo, que invade pista contrária para não atropelá-la

DA REPORTAGEM

Desde que foi inaugurado, em abril do ano passado, moradores do Residencial Gimenes que não possuem veículos para locomoção se arriscam ao entrar e sair do bairro. Isso por que atualmente a única via de acesso ao bairro é a estrada vicinal Kemil Rahal, onde pedestres e ciclistas disputam espaço na via com carros, caminhões e até ônibus.
Segundo reclamação dos moradores, existem muitas pessoas que precisam sair ou entrar no bairro usando bicicletas ou até mesmo a pé, mas que não há um modo seguro para que isso seja feito, já que não existe uma ciclovia ou uma rua vicinal para isso. Quem deseja chegar ao bairro, precisa passar pelo residencial São Francisco e acessar a estrada vicinal, andando por cerca de 400 metros até a única entrada do bairro.
A reportagem do DIÁRIO DE PENÁPOLIS esteve no local e constatou o problema. Em cerca de 20 minutos foi possível flagrar diversas pessoas acessando o bairro com bicicletas em meio a outros veículos que também circulam pela vicinal. Entre estas pessoas estava a desempregada Cirana Panili Barbosa, que precisou fazer todo o trajeto pela vicinal carregando em sua bicicleta a filha, de apenas um ano e onze meses. Para ela, a preocupação é constante. “Preciso fazer este trajeto todos os dias levando e trazendo minha filha da creche. Fico muito preocupada, já que não tenho uma via segura para isso, tendo que correr riscos de ser atropelada por um veículo, já que os motoristas não nos respeitam”, comentou. Este desrespeito por parte dos motoristas também é visível. Enquanto a reportagem esteve no local, foi possível constatar abusos de velocidade em trechos onde o máximo permitido é de apenas 30 Km/h.
Interdição
Entre os residenciais São Francisco e Gimenes existe a construção iniciada de um novo bairro, cujas ruas já estão sendo construídas, apesar de ainda não possuírem estrutura asfáltica. Uma dessas ruas passa ao lado da vicinal, no entanto, ciclistas e pedestres não têm acesso a ela por ainda estar interditada por conta das obras do local. O mesmo acontece com ruas que passam entre o Gimenes e o Jardim Pevi, que poderiam servir de rota alternativa aos moradores, mas que também permanecem interditadas.
Esta falta de opção é questionada pela munícipe Maria Ivoní dos Santos Santana. “As pessoas costumavam cortar pelo Jardim Pevi com medo de passar pela vicinal, que possui um movimento considerável, mas o pessoal responsável pela obra interditou as ruas alegando falta de segurança para as pessoas que atravessam por lá. Mas entendo que passar por esta via até o Jardim Pevi seja mais seguro do que ficar correndo o risco de ser atropelado na estrada”, opinou. 

Acidentes
Ainda segundo os próprios moradores, a situação se tornou pior depois que o mato tomou conta do acostamento da vicinal, que não é asfaltado. Com isso, ciclistas e pedestres precisam andar na faixa de rolamento dos veículos. Desta forma, o risco na estrada não é somente para os pedestres que passam pelo local, mas também para os motoristas de veículos que precisam desviar de ciclistas invadindo a faixa contrária. A reportagem flagrou diversos motoristas cometendo a ação. Para não atropelar ciclistas, todos os motoristas precisaram invadir a pista contrária, correndo o risco de colisão contra veículos em sentido contrário. Até mesmo um ônibus coletivo da cidade e outro de transporte escolar foram flagrados com a manobra. 

Prefeitura
Em contato com a Prefeitura Municipal de Penápolis, através da Secretaria de Comunicação, a resposta obtida foi de que, segundo o secretário de Governo e Gerência da Cidade, Daniel Rodrigueiro, a vicinal já é sinalizada adequadamente, com redutores de velocidade (lombadas) e sinalização vertical e horizontal. 
A prefeitura informou também que na próxima segunda-feira (02) uma equipe da Prefeitura executará a limpeza do acostamento com uma máquina Bobcat (mini pá-carregadeira), facilitando o trânsito de pedestres e ciclistas.
Questionada sobre a construção de uma faixa de ciclistas ou via que permita a circulação de ciclistas e pedestres, a prefeitura informou que estuda essa melhoria e tenta buscar recursos adicionais para isso, mas que, no entanto, não existe previsão para tal.

(Rafael Machi)

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade