CADERNOS
VÍDEOS
CLIMA
fale com o DIÁRIO
+55 (18) 3652.4593
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br
CIDADE & REGIÃO
26/03/2010
Projeto: Daep fará a coleta de pneus usados
Nas próximas semanas o Daep (Departamento Autônomo de Água e Esgoto de Penápolis) deve iniciar o projeto de coleta de pneus usados junto a estabelecimentos da cidade que trabalham com este tipo de produto. Este é um serviço a mais que o departamento coloca à disposição da comunidade visando manter o município com um dos melhores índices de qualidade de vida. Segundo informou o diretor presidente do Daep, Lourival Rodrigues dos Santos, a coleta dos pneus inservíveis já é feita há algum tempo, porém a partir de agora haverá uma sistematização das ações. “Com a implantação deste novo projeto teremos regulamentada uma cobrança aos geradores dos detritos, utilização de um depósito específico e um convênio com uma associação voltada à reciclagem que mensalmente fará a retirada deste material”, explicou. “Inclusive já foi aprovado pela Câmara de Vereadores na última segunda-feira o projeto de lei que autoriza o município a celebrar convênio com a Associação Reciclanip, de São Paulo. Esta entidade é que recolherá os pneus acumulados em nosso depósito. Todo o gerenciamento será feito pelo Daep”, acrescentou Lourival. De acordo com o projeto, o próximo passo será reunir os donos de estabelecimentos geradores de pneus inservíveis para dialogar a respeito da cobrança pelo serviço. Lourival salientou que o Daep já realizou uma pesquisa para levantar a demanda deste tipo de lixo produzido na cidade, assim como procedeu a classificação de geradores de pequeno, médio e grande porte. Assim foi possível realizar uma planilha de custos e estabelecer a cobrança pelo serviço. “Essa planilha já foi apresentada ao Conselho Deliberativo do Daep, que decidiu pela sua aprovação. A partir disso vamos agora nos reunir com os donos dos estabelecimentos para apresentar os projeto na íntegra, informando sobre seus custos a logística aplicada e a sua importância para a comunidade”, revelou ele. O presidente do Daep destacou a parceria da Secretaria Municipal de Saúde e do Serviço de Vigilância Epidemiológica neste projeto, já que o mesmo colabora para a prevenção da dengue. “Nos aliamos à Secretaria de Saúde para acabar com o acúmulo de água parada nos pneus velhos guardados de forma errada, o que possibilita a formação de criadouros do mosquito transmissor da dengue”, frisou.
Unidade
Para a destinação adequada dos pneus velhos recolhidos o Daep construiu uma unidade centralizada de depósito destes materiais. Uma espécie de “barracão” com amplo espaço para esta atividade foi levantada em área anexa à Central de Resíduos Sólidos (local que abriga o complexo de Lagoas de Tratamento de Esgoto, Aterro Sanitário, Autoclave, Cooperativa de Recicladores, Aterro de Inertes, Valas Sépticas e Compostagem de galhos). “Esta estrutura foi construída com recursos do Fundo Estadual de Recursos Hídricos no valor de R$ 150 mil. A construção ficou a cargo da empresa Lopes Engenharia e Construções, vencedora de licitação pública”, contou Lourival.
Agrotóxico
Ele revelou ainda que assim que implantada definitivamente a cobrança do serviço e o início efetivo do projeto, o Daep lançará uma segunda etapa, que consiste em realizar o mesmo procedimento com os estabelecimentos geradores de vasilhames de agrotóxicos.
“Esse tipo de vasilhame não pode ser descartado aleatoriamente, por isso temos a preocupação de englobar este setor em nossa unidade. Já estamos em negociação com uma associação da cidade de Bilac para estabelecermos um convênios nos mesmos moldes deste direcionado aos pneus”, concluiu. Secom – PMP
CIDADE E REGIÃO
Fim de ano: Polícia Militar reforçará fiscalizações em Penápolis
CIDADE E REGIÃO
Jovem aciona a polícia após ser agredida pelo companheiro
CIDADE E REGIÃO
PM captura procurados da Justiça na região
Imagens da semana
© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.