Classificados

VÍDEOS

Saudoso Tachinha e seu Ford 29 - entrevista de 2008 - por Ricardo Alves (Cacá)
Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

22/09/2011

Programa Escola da Família realiza palestra sobre Bullying

Divulgação
Detalhes Notícia
Universitários do programa acompanham as crianças durante atividades desenvolvidas nas palestras

DA REDAÇÃO

O Programa Escola da Família da Escola Estadual Professora Joana Helena de Castilho Marque, realizou no último sábado, 10, uma palestra sobre a conscientização do Bullying, através do Projeto de Ações Preventivas na Escola (APE).

Ministrada pelo estudante de jornalismo e educador universitário Rafael Rodrigues Siqueira e pela estudante de enfermagem e voluntária, Letícia Bogo, com o apoio da educadora profissional Luciana Brito e supervisão da monitora do Projeto APE, Fabielly Aidar, a palestra foi apresentada de maneira dinâmica, contando com recursos audiovisuais voltados especialmente para o público infantil. Durante as explicações, os educadores interagiam com as crianças e jovens, que relatavam acontecimentos referentes ao Bullying, além de sanarem dúvidas sobre o tema. Segundo o educador universitário, Rafael Rodrigues, as crianças não tinham uma visão clara sobre o que é Bullying.  “Percebi, durante as explicações que, para eles, Bullying significava apenas agressão física, como por exemplo um puxão de cabelo ou arremesso de bolinhas de papel. Expliquei que agressões psicológicas também o caracteriza. Claro que tudo isso em uma linguagem voltada para as crianças”, comenta o Educador.

Apesar do tema, ser polêmico e bastante comentado na mídia, ainda existem pessoas que não sabem o seu significado, como a garota Bianca Camilia dos Santos Belo, 8 anos. “Eu não sabia o que era Bullying; hoje eu fiquei sabendo e vi que tem bastante gente que faz isso na minha escola”, conta a estudante do ensino fundamental da Escola Estadual Augusto Pereira de Moraes.

Para a voluntária Letícia Bogo, ensinar as crianças desde pequenas sobre o Bullying é extremamente importante. “Quanto mais cedo os pais e professores mostrarem que certos tipos de ‘brincadeiras’, assim chamado por elas, mais rápido o problema será solucionado”, explica Letícia.

Já o estudante do ensino fundamental, Daniel dos Santos Silva, fala sobre como reagir caso ele fosse vítima de agressões: “Aprendi que se eu bato em alguém que bate em mim, estarei contribuindo para que haja mais briga”, comentou. Após a palestra, as crianças participaram de atividades para fixar o conteúdo aprendido. Todos os presentes foram contemplados com um brinde, doado pela Escola da Família.

Iniciativa

O Projeto Ações Preventivas na Escolaé uma iniciativa da Secretaria de Estado da Educação e tem como compromisso privilegiar iniciativas, através do Programa Escola da Família, que fortaleçam o bem estar social da comunidade, beneficiando a construção de um ambiente favorável à saúde, aprendizagem e qualidade de vida. As instituições pertencentes ao Programa Escola da Família contam com universitários que representaram o bairro no qual a escola está inserida. Os educadores incumbidos receberam orientações dos coordenadores do Projeto APE.

Nas capacitações os educadores aprenderam sobre diversos temas referentes à saúde, segurança, meio ambiente, dentre outros. Aptos, os universitários colocam em prática esses conhecimentos, além de repassá-los ao público.

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2025 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade