CADERNOS
VÍDEOS
CLIMA
fale com o DIÁRIO
+55 (18) 3652.4593
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br
CIDADE & REGIÃO
15/08/2008
Prevenção: Termina amanhã vacinação contra paralisia infantil
Termina nesta sexta-feira, 15, a segunda fase da Campanha de Vacinação contra a Poliomielite no Estado de São Paulo. A Secretaria de Estado da Saúde pretende imunizar 2,9 milhões de crianças menores de cinco anos, o que representa 95% do total de paulistas nessa faixa etária. Os postos de saúde irão funcionar das 8h às 17h. Para esta segunda fase da campanha foram mobilizados 15 mil postos fixos e volantes em todo o Estado. Há em torno de 57 mil profissionais de saúde e 4,3 mil carros envolvidos na operação. Como nas edições anteriores, a dupla Zé e Maria Gotinha divulgou a vacinação nas principais cidades paulistas.
Há 20 anos o Estado de São Paulo não registra casos de paralisia infantil, mas a vacinação de crianças continua sendo importante porque o vírus da pólio ainda circula em países da África e da Ásia, representando, portanto, uma ameaça à população mundial. Causada pelo poliovírus selvagem, a poliomielite é caracterizada por febre, mal-estar, cefaléia e pode causar paralisia. A vacina é segura e os efeitos colaterais são extremamente raros. (A/I Secretaria de Estado da Saúde)
Crianças podem ser imunizadas em Penápolis
Os pais ou responsáveis por crianças menores de cinco anos que não levaram seus filhos aos postos de vacinação no último sábado têm até o final da tarde de hoje, 15, para vacinarem os pequenos contra a paralisia infantil. A campanha nacional ocorreu no dia 09, porém o prazo foi estendido pela Secretaria de Estado da Saúde até hoje para atingir um número maior de pessoas.
Todas as unidades de saúde do município estão atendendo a comunidade no horário das 07h às 17h. A vacina é de graça, em forma de gotinhas na boca da criança e não tem contra-indicação. A cobertura vacinal no último sábado ficou em 79%, representando 2.953 crianças na faixa etária. A Secretaria Municipal de Saúde tem como meta vacinar 4.227 crianças menores de cinco anos, número que pretende-se atingir com a prorrogação do prazo da campanha. Os dados finais serão divulgados na próxima semana. A vacinação contra a paralisia infantil para as crianças é importante porque, embora a doença esteja erradicada do Estado de São Paulo desde 1988, e do Brasil desde 1989, o vírus transmissor ainda circula em países asiáticos e africanos. É importante que os pais façam seu papel e levem as crianças ao posto de saúde ainda hoje e as protejam, com apenas duas gotinhas, da paralisia infantil.
Foto: A Secretaria Municipal de Saúde tem como meta vacinar 4.227 crianças
CIDADE E REGIÃO
Prefeito participa de 1ª sessão da Câmara Municipal
Imagens da semana
© Copyright 2025 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.