Classificados

VÍDEOS

Saudoso Tachinha e seu Ford 29 - entrevista de 2008 - por Ricardo Alves (Cacá)
Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

13/07/2008

Prevenção: Saúde vai vacinar contra pólio e rubéola em agosto

Aproveitando a realização da 2ª Fase da Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite em crianças menores de cinco anos, marcada para o próximo dia 09 de agosto, haverá também nesta ocasião a vacinação contra a rubéola. A medida visa atingir de uma só vez pais e filhos, já que ao levarem as crianças para tomarem a gotinha contra a pólio os adultos também receberão a dose da vacina contra a rubéola no mesmo dia.
Segundo informou o enfermeiro da Secretaria de Saúde de Penápolis, Alexandre Almeida, no caso da imunização contra a rubéola são alvo homens e mulheres entre 20 e 39 anos, mesmo que já tenham tomado a vacina antes, independente de quanto tempo faz. Ainda segundo ele, a estimativa é de que a cidade tenha 19 mil pessoas nesta faixa etária. “Temos como meta de vacinação pelo menos 95% deste número”, disse o enfermeiro. O enfermeiro explicou que a justificativa do Ministério da Saúde para esta vacinação contra a rubéola é o fato de que o Brasil é o único país da América que ainda não vacinou 100% deste público; com a campanha o resultado ajudará a atingir a meta de erradicação da rubéola até o ano de 2010.
A rubéola é uma doença infecciosa causada por vírus que acomete crianças e adultos. Pode tornar-se potencialmente grave quando acomete mulheres grávidas, pois pode causar mal-formações no feto, sobretudo quando contamina gestantes no primeiro trimestre. A mesma é adquirida através da inalação de gotículas de secreção nasal de pessoas contaminadas que contém o vírus ou via sangüínea, no caso do feto, a partir da mãe grávida. Para diminuir a circulação do vírus da rubéola, a vacinação é muito importante, a qual é recomendada de rotina aos 15 meses de idade e para todos os adultos que ainda não tiveram contato com a doença (vacinação de bloqueio). Gestantes não podem ser vacinadas e as mulheres vacinadas devem evitar a gestação até o mês seguinte à vacinação.

No Dia da Campanha
Para que crianças e adultos possam ser imunizados no dia da campanha os postos de vacinação funcionarão das 08h às 17h, em diversos pontos da cidade. Quanto à zona rural, a tarefa será feita por equipes volantes, porém serão vacinadas somente as crianças menores de cinco anos contra a poliomielite. Os postos de vacinação na cidade e o itinerário das equipes volantes na zona rural serão os mesmos da primeira fase da campanha, ocorrida em junho. Na cidade funcionam: Macros de Saúde I (Mutirão), II (Centro) e III (Santa Terezinha); Postinhos de Saúde da Vila Tóquio, Cidade Jardim, Vila Planalto, Del Rey, Sílvia Covas, Tropical, Jardim Pevi e na Guarita da Polícia Rodoviária, na Rodovia Marechal Rondon. A vacina da poliomielite é aplicada em gotinhas na boca indiscriminadamente, mesmo que a criança já tenha sido vacinada anteriormente e mesmo que esteja com gripe, tosse, alergia ou diarréia. Secom – PMP

Foto: Para que crianças e adultos possam ser imunizados no dia da campanha os postos de vacinação funcionarão das 08h às 17h

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade