Classificados

VÍDEOS

Saudoso Tachinha e seu Ford 29 - entrevista de 2008 - por Ricardo Alves (Cacá)
Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

31/08/2010

Prefeitura finaliza projeto para instalação de Eco Pontos

O diretor do Daep (Departamento de Água e Esgoto de Penápolis), Lourival Rodrigues dos Santos, informou que o funcionamento dos Eco Pontos instalados em algumas regiões da cidade deverá ocorrer após a realização de concurso público e contratação dos servidores que atuarão neste setor. O projeto a ser colocado em prática pelo Daep determina que o Eco Ponto receba somente o lixo oriundo das residências (não doméstico) e que forem resultado de podas de árvores e entulho de pequenos reparos.
Segundo o departamento, existe um equívoco por parte de moradores e até de proprietários de empresas do ramo, esperando que esses locais sirvam para receber qualquer tipo de lixo – inclusive o doméstico – como muitos munícipes estão acostumados a jogar na periferia da cidade.
“Aquele espaço, especificado como Eco Ponto para coleta de entulho e galhos de podas de árvores, não servirá para receber o lixo doméstico”, explicou Lourival dos Santos.
A Central de Tratamento de Resíduos Sólidos (antigo Aterro Sanitário) continuará com o mesmo propósito, que é receber o lixo doméstico vindo da coleta realizada em toda a cidade, nos dias determinados; do entulho de construção realizado por empresas especializadas e de outros objetos que não deveriam ser depositados em áreas periféricas da cidade.
Conforme ocorre há muito tempo, o Daep faz a coleta de lixo doméstico pelo menos três vezes por semana, em todos os bairros da cidade. Além disso, oferece uma vez na semana a coleta seletiva de lixo, realizada pela Cooperativa de Recicladores de Penápolis. “O que ocorre é que as pessoas, apesar das informações constantes através da mídia e outros meios, continuam jogando o lixo doméstico, animais mortos, entulho, restos de árvores, móveis, entre outros objetos nesse locais”, lamentou o diretor do Daep.

Não é “Bolsão”
Sobre a instalação do Eco Ponto, o diretor explicou que não se trata de bolsões de lixo ou qualquer outra denominação que libere o munícipe a jogar qualquer tipo de material no local. Por outro lado não existe o fato, alardeado na imprensa, de que a falta de funcionamento desses espaços vem representando prejuízos à população. “Mesmo estando esses Eco Pontos em funcionamento, os munícipes deverão continuar colocando o seu lixo doméstico na rua, nos dias determinados, para a coleta realizada por garis”, enfatizou.
Os espaços denominados Eco Pontos e não “bolsão” para lixo, contam com estrutura de cerca, portão e uma pequena zeladoria para atender um projeto específico e não para ser depósito de qualquer lixo que a comunidade queira tirar de sua residência.

Local Correto
A administração municipal, através do Daep, vem buscando soluções para o problema do lixo. Sobre dizer que ao lado dos Eco Pontos estão formando lixões, o Daep esclarece que isso é resultado da ação do próprio munícipe que não coloca o lixo no local correto. Para efetivar o projeto do Eco Ponto, o Daep vai providenciar a realização do concurso público para a contratação de pessoal, enquanto a Prefeitura elabora os detalhes finais do Projeto que apoiará as ações de fiscalização, autuação e punição aos infratores.

Secom – PMP

Foto: Instalação de Eco Pontos visa eliminar o depósito irregular de lixo na periferia da cidade, conforme exemplo da foto

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade