Classificados

VÍDEOS

Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989
Saudoso Tachinha e seu Ford 29 - entrevista de 2008 - por Ricardo Alves (Cacá)

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

23/01/2011

Prefeitura abre inscrições para EJA com curso profissionalizante

A partir desta segunda-feira, 24, a Secretaria de Educação da Prefeitura de Penápolis estará efetuando as inscrições dos interessados em frequentar o projeto EJA (Educação de Jovens e Adultos) durante o ano letivo de 2011. A novidade deste ano são os cursos profissionalizantes que acontecerão paralelamente para aqueles que quiserem aproveitar a oportunidade. As opções de cursos disponíveis à escolha dos alunos são Auxiliar Administrativo, Auxiliar de Eletricista, Auxiliar em Manutenção de Computadores e Instalação Física de Rede. Todos tem duração de dois anos. O período de inscrições vai até 28 de janeiro, na EMEF (Escola Municipal de Ensino Fundamental) Marcos Trench, na avenida Minas Gerais 961, Vila Fátima. O horário de atendimento é das 07h30 às 11h30 e das 13h às 17h. Os interessados devem apresentar a carteira de identidade. De acordo com a Secretaria Municipal de Educação, o público alvo é formado por jovens a partir dos 15 anos e também adultos que não concluíram o Ensino Fundamental Ciclo I (1º ao 5º anos – antiga 1ª a 4ª séries). A Prefeitura fornece o transporte escolar para todos os alunos que residam a mais de 200 metros da unidade escolar. Para outras informações os interessados podem manter contato pelo telefone 3652-0870.

Cursos
O curso de Auxiliar Administrativo é voltado para a educação do público jovem e adulto e tem como objetivo formar profissionais que auxiliem em diferentes etapas do processo de gestão. O Auxiliar Administrativo executa atividades de rotina administrativa, preenche formulários, opera máquinas e desenvolve atividades afins, visando contribuir para o perfeito desenvolvimento das rotinas de trabalho. Ao término do curso, o Auxiliar Administrativo estará capacitado a trabalhar, auxiliando nos processos da área administrativa de empresas públicas, privadas e de terceiro setor. Com relação ao curso de Auxiliar de Eletricista, o mesmo é voltado na área de Indústria e tem como objetivo formar profissionais que auxiliem na montagem e reparação de instalações elétricas e equipamentos auxiliares em residências, estabelecimentos comerciais e de serviços. A formação possibilita atuar em atividades que interfiram no planejamento, na execução, na manutenção, na reforma e na recuperação de instalações elétricas residenciais. Suas atividades envolvem as fases de obras e manutenção residencial. Já o curso de Auxiliar em Manutenção de Computadores e Instalação Física de Redes, na área de Informática, tem objetivo de formar profissionais que auxiliem na montagem e manutenção de computadores, sendo responsável por determinar e solucionar problemas de hardware, fazer o cabeamento estruturado de pequenas empresas definindo diâmetro de calhas e conduítes para a passagem dos cabos de dados. Também capacita para realizar a instalação do sistema operacional Windows e aplicativos para a plataforma.

Convênio
O prefeito de Penápolis, João Luís dos Santos, firmou um convênio com o MEC (Ministério da Educação) para a realização destes cursos dentro do Projeto EJA. Trata-se do PROEJA-FIC, que é o Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica de Jovens e Adultos. O acordo de Cooperação Técnico-Científico Pedagógico com IFSP (Instituto Federal de São Paulo), campus Birigui, que garante os três cursos profissionalizantes para os alunos do EJA em Penápolis, foi assinado no final do ano passado. Para o prefeito, a iniciativa de aliar a escolarização com a formação profissional, é um fator de motivação para os alunos do EJA, portanto é um estímulo a mais, diminuindo consideravelmente a evasão escolar. Para a realização dos cursos neste ano a Secretaria de Educação montou três novas salas na Emef Marcos Trench, onde acontecem as aulas regulares do EJA. A Educação também está investindo na aquisição de materiais para os alunos. Secom – PMP 

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2025 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade