CADERNOS
VÍDEOS
CLIMA
fale com o DIÁRIO
+55 (18) 3652.4593
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br
CIDADE & REGIÃO
31/01/2014
Policial será investigado por agressão contra comerciante
DA REPORTAGEM
Um policial militar de Luiziânia será investigado pela denúncia de ter agredido um comerciante de 49 anos na madrugada de quarta-feira (29) naquele município. A denúncia foi feita pela vítima, que apresentou ainda um vídeo gravado por uma câmera de segurança que mostra o momento da agressão.
Segundo apurado, na cidade existe uma lei que proíbe bares de ficarem abertos após as 23h00, e por volta da 01h00, o PM chegou sozinho em uma viatura o questionou o motivo de ainda estar aberto. O comerciante alegou que o policial pediu seus documentos, que não estava com ele no momento. O vídeo mostra os dois conversando no local, onde havia também duas pessoas que o comerciante alega serem seus amigos.
Segundo a vítima, o policial o ameaçava multar por ainda estar aberto. Nas imagens, é possível ver que o policial e o comerciante vão para dentro do estabelecimento e que após cerca de dois minutos, o policial retorna para fora e aborda os indivíduos que estavam sentados em cadeiras. O policial teria pedido os documentos dos rapazes, momento em que o comerciante disse que eles não eram obrigados a fornecê-los. Segundos depois, quando o comerciante se preparava para entrar no bar, o PM virou e desferiu dois socos no rosto da vítima, causando lesões e sangramento no nariz. A câmera que registrou toda a ação pertence ao estabelecimento. Após a agressão o policial foi embora sem lavrar multa. O comerciante precisou ser levado ao hospital de Luiziânia para receber atendimento médico. No local ele encontrou o policial, que teria sofrido lesão na mão ao desferir socos na vítima. Consta que ambos teriam brigado novamente no hospital. O policial militar alegou que ao ver o bar aberto após o horário permitido, parou para questionar o proprietário, e começaram a discutir, pois ele teria solicitado os documentos e o comerciante negou a fornecê-los. Ainda segundo relato do PM, os dois se encontraram no hospital e o comerciante passou a xingá-lo e a agredi-lo, sendo preciso "uso de força física para contê-lo".
Investigação
A assessoria da Polícia Militar de São Paulo informou em nota oficial que instaurou Inquérito Policial Militar por intermédio do Comando de Policiamento local assim que tomou conhecimento das imagens. A nota esclarece ainda que o comando tomará as providências administrativas e criminais que o caso requer. Em contato com o comandante da 2ª Companhia da Polícia Militar de Penápolis, Luiz Antônio Flauzino, responsável pela base de Luziânia, ele informou que tomará as medidas necessárias em relação à situação e que o PM deverá ser afastado de suas funções no município até que o inquérito seja concluído. Ele informou que uma reunião seria realizada no Batalhão de Araçatuba na tarde de ontem para que as punições sejam definidas e adotadas. Flauzino explicou que o vídeo pode sim comprovar a agressão e que por este motivo o policial poderá até ser exonerado do cargo, mas que por enquanto ele deverá prestar serviços internos em comandos de outras cidades até que o caso seja esclarecido e as medidas tomadas. O comerciante que foi agredido possui passagens pela polícia, inclusive por tráfico de entorpecentes. (Rafael Machi)
Imagens da semana
© Copyright 2025 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.