CADERNOS
VÍDEOS
CLIMA
fale com o DIÁRIO
+55 (18) 3652.4593
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br
CIDADE & REGIÃO
09/08/2013
PM fiscaliza vans e ônibus que transportam alunos
DA REPORTAGEM
A Polícia Militar de Penápolis realizou ontem uma operação de fiscalização aos veículos que transportam alunos da cidade. A chamada "Operação Volta às Aulas" com objetivo de garantir a segurança de crianças e adolescentes que diariamente são transportadas por vans e ônibus até suas respectivas escolas. Os trabalhos iniciaram por volta das 11h30. Dois veículos foram apreendidos por falta de documentação de seus motoristas. Os policiais montaram pontos de fiscalização próximos de colégios particulares da cidade. Segundo o 1º tenente e comandante do pelotão, Flávio Augusto Bachiega Zambrosi, o destaque da operação foi à fiscalização de veículos visando garantir que os mesmo possuam toda documentação e itens de segurança exigidos para o transporte de alunos conforme destaca a Lei de Trânsito. "Queremos criar a conscientização dos proprietários destas empresas para que tenham tudo regularizado, já que se trata do transporte de crianças e adolescentes. Alertamos os pais para que se atentem quanto ao tipo de transporte que seus filhos estão andando, visando a segurança do mesmo", explicou. Entre os itens fiscalizados está a autorização dos motoristas para este tipo de transporte e a documentação do veículo, a disponibilização e o uso correto do cinto de segurança dos passageiros, a devida identificação do veículo como sendo de transporte escolar e ainda outros itens de segurança, como o tamanho da abertura da janela da van, por exemplo, que não pode se abrir a ponto da criança conseguir colocar a cabeça para fora do veículo. "São pequenos detalhes que podem fazer a diferença na segurança dos passageiros. Por isso estamos realizando esta fiscalização, para garantir que os estudantes possam ser transportados com segurança e com uma pessoa capacitada para dirigir um veículo em condições de rodagem", ressaltou o tenente.
Irregulares
Durante os trabalhos de fiscalização, os policiais constataram que dois veículos não poderiam circular transportando alunos, uma van e um micro-ônibus. Segundo informou a PM, na van foi constatado que não tinha número de cinto de segurança suficiente para todos os passageiros, e a condutora estava com sua autorização de condução vencida, pois não havia renovado o documento. O micro-ônibus também apresentou irregularidades na documentação do condutor. Ambos os veículos foram apreendidos e encaminhados para um pátio que presta serviços para a PM e seus condutores foram autuados. Segundo o capitão Luiz Antônio Flauzino, que também esteve no comando da operação, a fiscalização diária deste tipo de veículo também deve ser feita pelos pais de alunos transportados. "Os pais devem ajudar a PM nestas fiscalizações, verificando as condições em que seus filhos são transportados, se há o cinto de segurança, se o veículo está devidamente identificado, e se o motorista possui os cursos e documentações exigidos. O transporte de vans, por exemplo, são pagos e os pais tem o direito de exigir isso da empresa, sem contar que se trata da segurança de seus próprios filhos", enfatizou. Diversos outros veículos também foram fiscalizados ontem, inclusive de outros municípios. Os trabalhos feitos pela PM serão contínuos, a fim de evitar que as irregularidades ocorram. (Rafael Machi)
CIDADE E REGIÃO
Enfermagem: equipes fazem capacitação sobre vacina BCG
CIDADE E REGIÃO
Unidades de CRAS ampliam atendimento com grupo de idosos
CIDADE E REGIÃO
Churrasqueiro descumpre medida protetiva e é preso
Imagens da semana
© Copyright 2025 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.