CADERNOS
VÍDEOS
CLIMA
fale com o DIÁRIO
+55 (18) 3652.4593
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br
CIDADE & REGIÃO
20/11/2007
Penapolenses são aprovados para Parlamento Jovem
Dois estudantes de Penápolis foram aprovados este ano para participar do Projeto Parlamento Jovem Paulista, onde 94 alunos do Ensino Médio de todo o estado terão a oportunidade de vivenciar um dia na função de deputado estadual. A iniciativa é da Assembléia Legislativa, que prepara uma Comissão Especial para analisar e escolher os trabalhos. A estudante Camila Renata Moreira, do 2º ano do Ensino Médio da escola EE Prof. Luiza Bernardes Nory, e o aluno João Vitor Santos Ribeiro, do 2º ano da escola EE Prof. Ester Eunice, tiveram seus projetos aprovados e serão recebidos na Assembléia nos dias 22 e 23 para conhecerem a rotina dos políticos e exercitarem a cidadania com a exposição de cada projeto.
Cultura
Camila, que tem 17 anos e reside no Jardim Eldorado, desenvolveu um projeto para a criação de centros de brincadeiras folclóricas nas escolas. “A intenção é resgatar brincadeiras que estão sendo esquecidas, principalmente com a popularização da informática e o acesso das crianças aos computadores”, considerou ela. O projeto sugere a implantação destes centros inicialmente em escolas de funcionamento em tempo integral. “As brincadeiras seriam estimuladas por meio de discussões e dinâmicas oferecidas por profissionais ligados ao folclore, como historiadores e museólogos, e os alunos dariam continuidade a estas práticas”, explicou a estudante, que disse estar ansiosa por apresentar o projeto. “Acho que será uma ótima experiência”, completou. Camila teve como orientadora a professora de História, Telma Cristina Gabriane Vagaez.
Educação
O outro projeto que representará Penápolis na Assembléia, desenvolvido por João Vitor, é voltado para a área de educação e propõe que o histórico escolar de cada aluno inclua suas participações em atividades culturais e esportivas, assim como ações voluntárias desenvolvidas durante o período escolar. “Somente as notas não mostram a vivência do estudante em atividades que exercitam a cidadania e a participação em competições extra-curriculares”, argumentou o aluno, que tem 16 anos e reside no bairro Monreal. O trabalho foi orientado pela professora Angélica Aparecida Silva de Lima, que defende a idéia por considerar as atividades extra-curriculares ótimas formas de avaliar o perfil de cada estudante. “É nestas atividades que vemos disciplina, responsabilidade e obediência à autoridade, entre outros aspectos. Até mesmo para o mercado de trabalho estes itens são passíveis de avaliação”, comentou. “Por outro lado, é tão explorada atualmente a questão do protagonismo juvenil e a importância de incentivar o aluno no exercício da cidadania, então deveríamos começar a valorizar esta participação”, acrescentou a professora.
Visita
O próprio programa custeia as despesas com hospedagem, transporte e alimentação dos participantes, exceto o deslocamento até a capital. Na manhã do dia 22, acontece o credenciamento dos deputados jovens e à tarde eles serão levados até a Assembléia onde serão recepcionados pelas autoridades. Para o dia 23 está marcada a exposição dos trabalhos, onde cada aluno terá três minutos para justificar seu projeto. Haverá ainda votação e os trabalhos aprovados serão encaminhados à Comissão de Legislação Participativa da Câmara dos Deputados. As idéias poderão ser aproveitadas pelos deputados e viabilizadas em forma de projeto de lei. No ano passado o Parlamento Jovem recebeu projetos de alunos do Ensino Fundamental e Penápolis foi representada pelo estudante Antônio Bernardino Gomes Júnior, da E.E. Prof. Luiza Bernardes Nory, que sugeriu o estreitamento das relações com as comunidades indígenas e o aprofundamento do estudo da cultura indígena nas escolas. (AR)
CIDADE E REGIÃO
Penápolis terá Concerto de Natal nesta segunda-feira
CIDADE E REGIÃO
Polícia Civil prende acusado de tráfico no Gualter Monteiro
CIDADE E REGIÃO
Melhorias: nova etapa do programa "Asfalto Tinindo" é finalizada
Imagens da semana
© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.