Classificados

VÍDEOS

Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989
Saudoso Tachinha e seu Ford 29 - entrevista de 2008 - por Ricardo Alves (Cacá)

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

19/05/2007

Penápolis participa da 5ª Semana de Museus

Por ser o único município do interior de São Paulo que abriga um grande acervo histórico sobre a região, a cidade de Penápolis tem o privilégio de participar da “5ª Semana de Museus” que teve início no dia 14 e se estende até amanhã, 20 de maio com explanações sobre o tema: “Museus e Patrimônio Universal – Somos todos universais”. Sendo que ontem, 18 de maio, foi comemorado o Dia Internacional do Museu. Penápolis participa da Semana de Museus com duas palestras de profissionais da área de história que acontece hoje, 19, logo mais, a partir das 9h, na sala “Cora Coralina”, que fica nas dependências da Biblioteca Municipal.

Segundo a encarregada e Professora de História do Museu Histórico e Pedagógico “Fernão Dias Paes”, Alessandra Jorge Nadai. O objetivo das palestras é estimular e firmar o valor estratégico dos museus enquanto lugar de criação, diálogo e preservação da memória de cada cidadão, na formação da classe estudantil. O público-alvo esperado são professores da rede municipal, estadual e particular de ensino e interessados em geral.

 

Palestrantes

O jornalista Paulo de Carvalho, formado em História e autor do livro-reportagem dos 25 anos do Jornal Interior será o primeiro palestrante abordando o tema “Pesquisa em Museus”. De acordo com Paulo de Carvalho, os museus são mais que lugares de contemplação da humanidade, de reverência passiva de seus objetos, relíquias e artefatos, os museus são fonte inesgotável de conhecimento e aprendizagem. A segunda palestra é com o professor Cledivaldo Donzelli, Mestre em História Social/ UNESP-ASSIS-SP, Professor Universitário-Funepe. Ele fará uma explanação acerca da importância da compreensão conceitual da memória, história, patrimônio e imaginação social, para melhor utilização dos espaços de memória existentes no município, a fim de didaticamente possibilitar uma identidade social livre de apropriações monopolizadas. Secom – PMP

 

Conheça a origem do Museu Histórico

 

Criado pelo decreto de 19 de novembro de 1958, denominou-se Museu Histórico e Pedagógico “Fernão Dias Paes, para complementar a rede de Museus de mesma natureza, no interior do estado de São Paulo. Iniciativa do então governador Jânio Quadros, através do instituto Histórico e Geográfico. Na época, comemorava-se o “Cinqüentenário de Fundação da Cidade” ocasião em que tanto os políticos locais, quanto os profissionais da educação e grande parte da coletividade estavam bastante motivados com a criação de uma entidade destinada a buscar e preservar documentos e acervos relacionados à história local. Atualmente o Museu Histórico possui aproximadamente 10 mil peças adquiridas através de doações, tais como campanhas de sensibilização feitas junto a população e pesquisas de campo com recolhimento de materiais.

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade