Classificados

VÍDEOS

Saudoso Tachinha e seu Ford 29 - entrevista de 2008 - por Ricardo Alves (Cacá)
Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

22/08/2012

PENÁPOLIS: Escolas estaduais ficam acima da média do IDEB

DA REPORTAGEM

As escolas públicas estaduais de Penápolis apresentaram um bom desempenho no IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) de 2011. Os resultados que foram divulgados pelo Ministério da Educação (MEC) mostraram que a cidade conseguiu manter o nível de educação acima do estipulado pelo Ministério. A avaliação é feita nos dois ciclos do ensino fundamental, sendo o primeiro do 1º ao 5º ano e o segundo do 6º ao 9º. De acordo com os dados divulgados através do MEC o ciclo inicial das escolas estaduais da cidade obteve a nota 7,7, ficando acima da meta estipulada, que é de 5,5. Com relação ao desempenho das escolas públicas também acabou superando as metas, obtendo a nota 5,6, sendo que o objetivo era de 5,4. Com relação aos anos finais – do 6º ao 9º ano – o objetivo foi atingido, mas não conseguiu resultado superior, estabelecendo a nota de 4,2, ficando, então, com a mesma nota estabelecida pelo MEC para Penápolis. Outros números que também mostraram superação foi com relação aos alcançados por alunos de escolas públicas estaduais em todo o Estado de São Paulo. Segundo divulgação do IDEB, o desempenho dos alunos havia sido de 3,6 em 2009, estabelecendo a média de 3,9 em 2011, o que representou um aumento acima do objetivo, o que não foi conquistado em 2009, quando a média ficou abaixo do esperado. Com a nota, São Paulo ficou com o segundo maior índice do País, perdendo apenas para Santa Catarina, que alcançou a nota 4.

Objetivo
O IDEB mede o desenvolvimento dos alunos em escolas públicas e privadas de todo o país, sendo criado em 2007 apontando a qualidade de cada escola e de cada rede de ensino. O indicador é calculado com base no desempenho do estudante em avaliações do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) e em taxas de aprovação. Segundo o Ideb, para que uma escola ou rede cresça é preciso que o aluno aprenda, não repita o ano e frequente a sala de aula. Para que pais e responsáveis acompanhem o desempenho da escola de seus filhos, basta verificar o Ideb da instituição, que é apresentado numa escala de zero a dez. Da mesma forma, gestores acompanham o trabalho das secretarias municipais e estaduais pela melhoria da educação. O índice é medido a cada dois anos e o objetivo é que o Brasil, a partir do alcance das metas municipais e estaduais, tenha nota 6 até 2022, sendo esta a nota correspondente à qualidade do ensino em países desenvolvidos. (Rafael Machi)

Confira no jornal impresso o resultado da nota e a meta estipulada para cada escola estadual de Penápolis.. 

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade