Classificados

VÍDEOS

Saudoso Tachinha e seu Ford 29 - entrevista de 2008 - por Ricardo Alves (Cacá)
Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

04/09/2016

Patrimônio penapolense, Santuário é reaberto ao público

Imagem/Rafael Machi
Detalhes Notícia
Fachada do Santuário recebeu pintura nova e melhorias na iluminação

DA REPORTAGEM

Considerado como maior símbolo religioso da cidade e um dos maiores destaques na região, o Santuário de São Francisco de Assis de Penápolis reabriu suas portas na noite da última quinta-feira (01) depois de 13 meses fechado para os trabalhos de reforma e restauração interna do prédio.
O Santuário é o segundo no Brasil e único no Estado de São Paulo dedicado ao Santo, o primeiro, e mais conhecido, fica na cidade de Canindé, no estado do Ceará. A cerimônia de reabertura do templo religioso foi marcada pela presença do Bispo Diocesano, Dom Francisco Carlos da Silva, que presidiu a celebração. Concelebraram diversos presbíteros que têm seu ministério sacerdotal ligado ao Santuário ou aos frades. O Ministro Provincial dos Capuchinhos de São Paulo, Frei Carlos Silva, também concelebrou a solene liturgia junto com o pároco da igreja, Frei Adalto Antônio.
Durante a reinauguração, foi celebrada liturgia especial. Na cerimônia de dedicação, o Bispo realiza a benção e a aspersão da água por toda a Igreja. Sob o altar, é derramado o óleo do Crisma, que é espalhado pelas mãos presbiterais por toda a mesa onde são celebradas as missas. Após o momento em que o Bispo incensou o presbitério, foram colocados os acessórios do altar: a toalha, as velas e as flores. “A luz de Cristo resplandeça na Igreja e conduza os povos à plenitude da verdade”, disse Dom Francisco. Frei Carlos Silva ascendeu às velas, enquanto as novas luzes do Santuário eram ligadas, já que durante a celebração permaneceram apagadas, como orienta o rito de dedicação. Para o Bispo Diocesano, o Santuário é um patrimônio importante para a cidade e para a fé dos penapolenses. “Se trata de um templo muito importante, que deve sempre ser bem visto pelas pessoas e religiosos. Contar com uma igreja como esta é uma honra e a maior prova de amor a este espaço é a união de toda uma comunidade em prol de uma causa tão nobre que a reforma deste Santuário. Estão todos de parabéns pela dedicação”, afirmou Dom Francisco Carlos.
Entre um dos antigos moradores que também esteve presente na celebração, estava frei Mauro Strabeli. Ele residiu no Santuário de 1991 a 2008 e afirma ter um carinho enorme pelo Santuário e pelas pessoas. “Na verdade sempre estive aqui em algumas oportunidades, mesmo atuando em outras paróquias. O povo penapolense é muito acolhedor e os fiéis sempre tiveram um respeito e carinho muito grande pelos frades, é por isso que gosto muito daqui”, disse.

Reforma
De acordo com o pároco do Santuário, Frei Adalto Antônio, dentre os trabalhos que foram realizados no interior da igreja está à troca do piso, que ganhou cara nova, restauração dos bancos, que além de novo verniz, ganharam estofamento, garantindo mais conforto aos fiéis. “Além disso, ainda tivemos a restauração de todas as peças em madeira de nosso altar, que é datado de 1929. Ele foi totalmente desmontado há alguns meses e passou por todo o processo de recuperação necessário, ganhando nova vida e ficando mais belo”, acrescentou o pároco.
A pintura interna e a nova iluminação também fazem parte do processo de mudanças que o Santuário vem passando. Quem passou em frente à igreja matriz percebeu que a fachada e a torre receberam nova pintura. Ainda de acordo com Frei Adalto, poder ver o trabalho dentro do Santuário sendo realizado é motivo de orgulho para os Freis e também deve ser visto de maneira positiva pela comunidade. “Costumo brincar que esta reforma está sendo um verdadeiro milagre, já que temos que levar em consideração os gastos que estamos tendo em uma época de grande crise econômica. Os fiéis não têm poupado esforços para ajudar a reformar o Santuário que é de todos nós, por isso, nos sentimos muito honrados por esta conquista e assim deve ser também nossa comunidade, que se uniu e está fazendo este projeto acontecer”, afirmou.
Até o momento a reforma e restauração do Santuário já custaram mais de R$ 1 milhão. Um reforço nas fundações da igreja foi necessário, além de adequações exigidas pelo Corpo de Bombeiros para a segurança das pessoas que frequentam o espaço. O telhado também passou por reformas, o som recebeu melhorias e a rede elétrica trocada.

História
Como muitos sabem, a fundação e o crescimento de Penápolis possuem ligação direta com a vinda dos Frades Capuchinhos. Com forte influência religiosa desde seu início, Penápolis teve a bênção da pedra fundamental de seu primeiro templo religioso em 1917. Neste ano, foram abertos ao público a Capela-mor e dois altares laterais, bem como Frei Ricardo de Deno benzia o belo conjunto “São Francisco e Jesus Crucificado”, que está hoje no nicho do altar-mor. Esse conjunto é de madeira, inspirado no original quadro homônimo do pintor espanhol Murilo, que representa São Francisco descendo Jesus da cruz. O conjunto foi talhado na Itália e é obra do artista austríaco Fernando Perathner. Após vários anos, a igreja recebeu a proposta de construção de uma torre cujo alicerce, foi benzido no dia 10 de agosto de 1947, depois de uma missa campal celebrada pelo vigário Frei Policarpo de Spera.
A inauguração aconteceu em 10 de outubro de 1954 em cerimônia presidida pelo Bispo diocesano, Dom Henrique Gelaim. A grande cruz que fica em cima da torre, mede 4 metros de altura e tem 2,10 metros de braços; pesa 120 quilos e foi colocada no dia 11 de fevereiro de l953. Em outubro de 1955, o mesmo Bispo conferia o título de Santuário à igreja de São Francisco de Assis. A primeira reforma ocorreu em 1979 e diversos trabalhos vêm sendo realizados desde então.

(Rafael Machi – Com informações Procasp)

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade