CADERNOS
VÍDEOS
CLIMA
fale com o DIÁRIO
+55 (18) 3652.4593
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br
CIDADE & REGIÃO
16/06/2007
Pais têm compromisso com a vacinação infantil hoje
A Secretaria Municipal de Saúde de Penápolis está lembrando a todos os pais do compromisso que têm hoje, 16, de levar os seus filhos menores de cinco anos aos postos de vacinação para tomar a gotinha contra a paralisia infantil. A 1ª etapa da vacinação acontece hoje em todo o país no horário das 08h às 17h. Além da vacina contra a paralisia, aquelas crianças que estiverem com o calendário vacinal em atraso, deverão receber a atualização. Para tanto é importante que os responsáveis levem a carteirinha de vacinação.
A coordenação da campanha tem como meta vacinar 3.380 crianças menores de cinco anos. Para tanto, onze postos de vacinação estarão em funcionamento neste dia. Para atender a zona rural três equipes estarão percorrendo escolas e igrejas mantendo os mesmos itinerários das campanhas anteriores.
Ao todo, no município, estarão envolvidos na vacinação cerca de 100 funcionários da prefeitura.
“Queremos atingir o percentual máximo nesta fase da vacinação, garantindo qualidade de vida para nossas crianças, uma vez que, estando imunizadas, ficam livres de contrair qualquer doença” – disse a secretária municipal de Saúde de Penápolis, enfermeira Cristina Fogolin.
A vacina da poliomielite é aplicada em gotinhas na boca, indiscriminadamente, mesmo que as crianças já tenham sido vacinadas nos anos anteriores e que estiverem com gripe, tosse, alergias ou diarréia.
A coordenadora da multivacinação em Penápolis é a chefe da Vigilância Epidemiológica, Rosalicia Maria Lundstedt. Ela explicou que a vacinação em massa do público infantil é para liberar no meio ambiente o vírus vacinal, para que, entrando em choque com o vírus selvagem, este seja eliminado.
“Apesar do Brasil já ter recebido o certificado de erradicação da paralisia infantil, o país recebe estrangeiros de diversas partes do mundo, inclusive de regiões onde há a poliomielite” – revelou.
Locais
A vacinação ocorrerá nos seguintes postos: Macros de Saúde I (Mutirão), II (Centro) e III (Santa Terezinha); Postinhos de Saúde do Jardim Pevi, Jardim Tropical, Jardim Del Rey, da Vila Tóquio, da Cidade Jardim, do Jardim Planalto e no Residencial Silvia Covas. A guarita da Polícia Rodoviária, na rodovia Marechal Rondon, também será posto de vacinação. Secom – PMP
O que é poliomielite?
A poliomielite ou “paralisia infantil” é uma doença infecto-contagiosa viral aguda, caracterizada por um quadro clássico de paralisia flácida de início súbito. O déficit motor instala-se subitamente e a evolução desta manifestação freqüentemente não ultrapassa três dias. Acomete em geral os membros inferiores, tendo como principais características a flacidez muscular e ausência de reflexos.
A transmissão ocorre principalmente por contato direto pessoa a pessoa. A boca é a porta de entrada do poliovírus, agente causador, fazendo-se a transmissão pelas vias fecal ou oral. As más condições habitacionais, a higiene pessoal precária e o elevado número de crianças numa mesma habitação constituem fatores que favorecem a transmissão do poliovírus.
O período de incubação é geralmente de
Todas as pessoas não imunizadas são suscetíveis de contrair a doença. Secom – PMP
CIDADE E REGIÃO
Enfermagem: equipes fazem capacitação sobre vacina BCG
CIDADE E REGIÃO
Unidades de CRAS ampliam atendimento com grupo de idosos
CIDADE E REGIÃO
Churrasqueiro descumpre medida protetiva e é preso
Imagens da semana
© Copyright 2025 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.