Classificados

VÍDEOS

Saudoso Tachinha e seu Ford 29 - entrevista de 2008 - por Ricardo Alves (Cacá)
Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

21/05/2008

OP retrata as necessidades da população

Com dois encontros realizados no último final de semana, a Prefeitura de Penápolis praticamente fechou o ciclo de reuniões do Orçamento Participativo – OP deste ano. Resta apenas uma reunião, no dia 31 de maio, no bairro rural do Cruzeiro. Todas as reivindicações apresentadas pela população das 39 reuniões do OP serão consideradas pela Prefeitura na elaboração do projeto de lei orçamentária para o ano de 2009, que deve ser encaminhado ao Legislativo Municipal até o mês de agosto. “O Orçamento Participativo nos proporciona um retrato das necessidades da população em cada bairro e em cada setor”, explica o professor Cledivaldo Donzelli, secretário interino de Governo e Gestão Participativa. Muitas das reivindicações são atendidas de imediato, outras vão para o orçamento do ano seguinte e outras, que estão além da capacidade de investimento do município, são reivindicadas pela Prefeitura junto aos governos estadual e federal”, acrescenta.
Para o prefeito João Luís dos Santos, que participou da maioria das reuniões, ouvindo as reivindicações populares, “através do OP, a sociedade penapolense passou a influenciar de forma intensa e permanente o governo municipal, contribuindo para o aprimoramento da democracia”. “Com o OP, os moradores de cada bairro exercem sua cidadania, auxiliando a administração municipal a definir, de forma responsável e democrática, que obras e serviços serão priorizados no ano seguinte”, afirma. De acordo com o secretário Donzelli, o OP constitui-se também num espaço de aprendizado e exercício de cidadania. “Participando do OP, o cidadão toma conhecimento de quanto dinheiro entra para o caixa da Prefeitura, quais são as despesas e as dívidas que o município tem de pagar”, esclarece. “Quanto mais gente participa, menor a chance da Prefeitura errar”, conclui.

Zona rural
Desde o ano passado o Orçamento Participativo também foi estendido à zona rural do município. Melhorias das estradas e pontes tem sido a principal reivindicação dos moradores e proprietários rurais nas reuniões do OP. Na última sexta-feira, a reunião aconteceu no bairro Córrego Grande. No sábado foi a vez do bairro da Bahia. A última reunião do OP deste ano está marcada para o próximo dia 31, às 20h, no bairro do Cruzeiro. Secom – PMP

Foto: Em 39 reuniões na cidade e na zona rural, população indicou democraticamente as prioridades para o orçamento municipal

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade