CADERNOS
VÍDEOS
CLIMA
fale com o DIÁRIO
+55 (18) 3652.4593
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br
CIDADE & REGIÃO
22/02/2008
Melhoria: Prefeitura reconstrói ponte do Agrícola
A Secretaria Municipal de Obras de Penápolis está trabalhando na construção da ponte sobre o Ribeirão Lajeado que dá acesso ao Colégio Agrícola, que foi destruída pelas chuvas de janeiro de 2005. A previsão é de as obras levem cerca de dois meses, em razão de ser um período chuvoso, que dificulta o andamento da construção. Porém, o secretário da pasta, Francisco Gomes Garcia, considera uma satisfação poder destacar frentes de trabalho para esta tarefa, já que a mesma estava impossibilitada desde dezembro de 2005, quando houve uma interdição da construção por parte do DPRN (Departamento de Proteção dos Recursos Naturais).
O secretário de Obras explica que, em função de uma denúncia, o DPRN embargou o conserto da ponte sobre o Ribeirão Lajeado, que foi destruída por fortes chuvas. Ele recorda que tudo começou em janeiro de 2005, quanto a ponte foi danificada por uma tromba d’água que, além deste, provocou inúmeros outros estragos no município. “A partir daí as pessoas que se utilizavam do trajeto ficaram numa situação muito difícil. Por esta razão a Prefeitura iniciou um aterro provisório para socorrer emergencialmente os usuários da estrada. Foi aí que houve a denúncia ao DPRN, alegando que a Prefeitura estaria promovendo danos ao ribeirão. A obra teve de ser paralisada e a Prefeitura foi multada” – contou o secretário.
Francisco Garcia lembrou também que até mesmo o aterro provisório que a Secretaria de Obras havia feito antes do embargo foi levado por chuvas posteriores, o que levou à interdição da estrada. Ele revela que na época a ponte não foi consertada porque não havia autorização. “Fizemos aquele aterro provisório porque não tínhamos autorização para mexer na ponte e muita gente estava inclusive atravessando o ribeirão a nado, correndo riscos”, contou.
Construção
Sobre a atual construção da ponte, o secretário informou que a equipe já executou as vigas necessárias e que e duas paredes laterais também já estão prontas. “Na semana que vem devemos iniciar a terceira e última parede da ponte”, disse. Construída de concreto, a ponte possui cerca de 20 metros de comprimento por sete metros de largura. Seu custo é de aproximadamente R$ 15 mil, bancados com recursos próprios do município. Secom – PMP
Foto: A nova ponte terá 20 metros de comprimento por sete metros de largura
CIDADE E REGIÃO
Prefeito participa de 1ª sessão da Câmara Municipal
Imagens da semana
© Copyright 2025 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.