
CADERNOS


VÍDEOS

CLIMA
fale com o DIÁRIO

+55 (18) 3652.4593


Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br
CIDADE & REGIÃO
26/05/2009
Mato alto toma conta de patrimônio histórico

O mato alto que vem tomando conta de um dos cartões postais da cidade, a Primeira Casa de Penápolis, localizada na rua dos Capuchinhos, 33, Jardim Primavera, tem causado um certo incomodo e indignação aos munícipes e pessoas que visitam o local pelo descaso da administração municipal em preservar o patrimônio histórico. A Reportagem foi até o local ontem a tarde onde está localizado o imóvel e pode constatar que o mesmo se encontrava fechado, impossibilitando a visitação, além do mato tomar conta do local. Segundo o munícipe Ocimar Adolfo Garcia, que enviou um e-mail ao Diário de Penápolis informando deste problema, deveria ter um empenho maior da administração municipal em conservar este imóvel para que as próximas gerações possam conhece-lo. “Se continuar deste jeito que se encontra, acredito que daqui alguns anos não teremos mais este patrimônio que representa a história da cidade”, destaca. Ocimar ainda enfatiza que poderia haver um monitor no local para contar a história de como o imóvel foi feito, bem como a abertura dos portões para a visitação de pessoas que não tem moradia fixa em Penápolis, mas que vem em casa de familiares e desejam conhecer um pouco da história da cidade. “Penápolis merece conservar seu patrimônio histórico, pois nos enche de orgulho sermos praticamente a única cidade que ainda tem a primeira casa construída no início da municipalização”, ressalta. De acordo com o Secretário Municipal de Cultura, Joaquim Alberto Fernandes, o Beto Fernandes, já foi feita a solicitação para a Secretaria Municipal de Agricultura no dia 27 de abril para estarem efetuando a limpeza. “Dependemos da secretaria, pois não temos funcionários capacitados para estar fazendo este tipo de serviço”, admite. O secretário lembra que antes quando funcionava o Conselho Tutelar em anexo com o imóvel, as próprias conselheiras faziam a limpeza do local. “Como ocorreu um incêndio no local, foi decidido manter o portão fechado para preservar alguns objetos utilizados pelas conselheiras até que terminem as obras do novo prédio destinado ao Conselho Tutelar”, cita. Beto garante que uma das propostas da administração municipal é colocar a Secretaria Municipal de Cultura junto com a Primeira Casa, facilitando bastante o uso daquele espaço físico, além de ficar mais fácil à visitação por parte dos alunos das escolas municipais, estaduais e particulares e da população em geral.
Histórico
A Primeira Casa de Penápolis foi abrigo dos Frades Capuchinhos quando vieram para a região com o objetivo de difundir a religião e a educação dos povos que aqui viviam, entre eles, índios. Além de serem os professores pioneiros da região, os frades também acumulavam as funções de médico, cuidando das doenças da população, pois naquela época era muito difícil conseguir um médico, já que os lugares mais próximos que contavam com esse atendimento eram Bauru e São José do Rio Preto. À distância, além de grande, contava com percurso cheio de barreiras naturais, principalmente as cachoeiras. (IA)
Foto: O mato tomou conta de um dos cartões postais da cidade
CIDADE E REGIÃO
Polícia Civil de Penápolis prende acusado de roubar motos
CIDADE E REGIÃO
Homem é preso por tráfico de drogas no centro de Luiziânia
CIDADE E REGIÃO
Reunião: abertura de cursos de Fono e TO é solicitada à Funepe
Imagens da semana
© Copyright 2025 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.