CADERNOS
VÍDEOS
CLIMA
fale com o DIÁRIO
+55 (18) 3652.4593
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br
CIDADE & REGIÃO
27/06/2013
Manifestantes pacíficos vão à sessão da Câmara
DA REPORTAGEM
Participantes do movimento "Vem Pra Rua Penápolis" estiveram presentes na noite de segunda-feira (26) na sessão da Câmara Municipal para apresentar suas reivindicações referentes aos problemas enfrentados na cidade para os vereadores. Na ocasião os manifestantes pacíficos externaram seus pedidos de melhorias na saúde, educação, empregos e ainda sobre subsídios e a forma de trabalho dos vereadores. Um grupo formado por cerca de 50 manifestantes saiu da Praça Dr. Carlos Sampaio Filho e por volta das 20h15 chegaram à Câmara, 15 minutos após o início da última sessão do primeiro semestre de 2013. Um grande esquema de segurança foi montado pela Polícia Militar, com a presença de policiais da Força Tática de Araçatuba, mas nenhuma ocorrência foi registrada. Silenciosamente o grupo entrou ao plenário da Câmara portando faixas e cartazes com suas reivindicações. Os trabalhos dos vereadores seguiram normalmente e durante o Pequeno Expediente, os vereadores ressaltaram a importância da manifestação feita pelos jovens e adultos presentes no local. Alguns se lembraram de suas participações em outras manifestações, outros aproveitaram a oportunidade para ressaltar seus trabalhos realizados em prol do município. Um dos momentos críticos da sessão foi quando os vereadores falaram sobre os subsídios que recebem. Alguns deles disseram que não necessitam do salário, momento em que os manifestantes começaram gritar, para que eles fizessem doação ou que renunciassem ao benefício, chegando a vaiar alguns dos edis.
PEC 37
Outro momento que gerou bastante discussão foi quando o vereador Ricardinho Castilho (PV) falou sobre uma moção de repúdio sobre a PEC 37, de sua autoria, e que, mesmo sendo aprovada por unanimidade em plenária, não teria sido assinada por todos os edis para ser enviada para Brasília. Devido a sua fala os demais vereadores iniciassem uma discussão. O clima hostil permaneceu, mas não gerou mais problemas durante a sessão. Após o Pequeno Expediente, muitos manifestantes deixaram as dependências da Câmara e voltaram a se reunir na frente do prédio, onde os organizadores agradeceram a presença das pessoas, ressaltando a importância da luta por seus direitos junto aos vereadores penapolenses. Ficou acertado que um próximo ato público poderá ser organizado em prol da municipalização da Funepe - Fundação Educacional de Penápolis, mas data e horário deverá ser agendada através de redes sociais na internet. O objetivo deste próximo ato é reivindicar que a FUNEPE forneça através do Poder Público Municipal, bolsas de estudos e condições para que jovens de baixa renda possam realizar seu curso superior através da instituição de ensino. (Rafael Machi)
Imagens da semana
© Copyright 2025 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.