CADERNOS
VÍDEOS
CLIMA
fale com o DIÁRIO
+55 (18) 3652.4593
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br
CIDADE & REGIÃO
26/04/2015
Linha férrea: Câmara defende implantação de cancela eletrônica
A Câmara Municipal de Penápolis aprovou requerimento do vereador Zeca Monteiro (PT), em defesa da implantação de cancela eletrônica nas passagens de nível sobre a linha férrea na área urbana da cidade. A iniciativa busca informações junto à administração municipal sobre a possibilidade e custos para o sistema.
Zeca Monteiro apresentou a solicitação com base no anúncio de utilização de cancelas eletrônicas na linha férrea em Andradina. O sistema é acionado com a aproximação da locomotiva, acendendo uma luz vermelha e emissão de sinal sonoro. Em quatro segundos, a cancela eletrônica começa a baixar. O funcionamento ocorre por via de sensores. A prefeitura de Andradina informou que o sistema possui sistemas de segurança exigidos nas normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) e Departamento Nacional de Trânsito (DENATRAN).
Em Penápolis, as cancelas tem a permanência de vigias da prefeitura durante 24 horas para o acionamento manual delas. O atendimento envolve cerca de 25 servidores municipais. Zeca Monteiro considera a cancela eletrônica como uma ótima alternativa de modernização do serviço. “O trabalho nas cancelas é desgastante para os vigias. Com a cancela eletrônica, a prefeitura terá mais funcionários à disposição para melhor aproveitamento”.
O vereador Nardão Sacomani (DEM), repercutiu que em Lins, na região do aeroporto, já existe em funcionamento cancela eletrônica sobre a linha férrea. O democrata propôs o conhecimento da unidade para avançar com o projeto para Penápolis.
O vereador Francisco José Mendes, o Tiquinho (PSDB), pediu ações para que a empresa ALL, responsável pela linha férrea, tenha participação nos cuidados com as cancelas. O tucano reforçou que a cancela eletrônica permitiria à prefeitura a utilização dos vigias em outros espaços da administração municipal.
O vereador José Santino, o Zezinho Leiteiro (PT), indicou visita da bancada do seu partido na Câmara a Andradina para verificação in loco do projeto de cancela eletrônica e manifestou apoio ao uso da tecnologia.
O vereador Jonas do Povo (PROS), afirmou que confia mais no funcionamento das cancelas através de servidores municipais do que meios eletrônicos.
O presidente da Câmara Municipal, Alexandre Gil (PT), esclareceu que em hipótese nenhuma os vigias das cancelas teriam riscos de perda do emprego com a implantação da cancela eletrônica. “Os funcionários podem ficar tranquilos”.
O vereador Rodolfo Valadão Ambrósio, o Dr. Rodolfo (PROS), considerou que a cobrança para cuidados da ALL com as cancelas deve ser feita por ação judicial.
O vereador Lucas Casella (PROS), disse que a proposta de cancela eletrônica é uma boa ideia e que a cidade pode avançar com aproveitamento do sistema.
Imprensa/Câmara
Imagens da semana
© Copyright 2025 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.