Classificados

VÍDEOS

Saudoso Tachinha e seu Ford 29 - entrevista de 2008 - por Ricardo Alves (Cacá)
Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

28/06/2009

Leminski, 20 anos depois...

Detalhes Notícia

No ano em que são lembradas duas décadas da morte do poeta curitibano Paulo Leminski, falecido em 07 de junho de 1989, o SESC (Serviço Social do Comércio) Birigui realiza o especial “pauloleminski, esse cachorro louco”, com duas atividades literárias focadas na obra e estilo do escritor.
A proposta da programação é apresentar aos “novos” leitores a história, influências e características de um dos mais fecundos e criativos poetas de sua geração. A partir dessas informações, o escritor Toninho Vaz (RJ), biógrafo e amigo do autor, utiliza as influências literárias e dados biográficos do poeta curitibano, para revelar toda profundidade e erudição de sua obra, na palestra “Introdução à Poética de Paulo Leminski”, que aconteceu no dia 24 (quarta), às 20h, no teatro Lúmine, em Penápolis.      
Polêmico, Paulo Leminski sempre chamou a atenção por sua erudição. Traduzia inglês, francês, japonês, latim, russo e sânscrito. Desde muito cedo, Leminski inventou um jeito próprio de escrever poesia, preferindo poemas breves, muitas vezes fazendo haicais, trocadilhos ou brincando com ditados populares. Aos 16 anos Paulo Leminski chamou a atenção da vanguarda literária do Brasil ao apresentar propostas de fôlego e trabalhos teoricamente instigantes.Segundo Toninho Vaz, sua obra assimilou elementos da primeira fase do Modernismo, como o coloquialismo e o bom-humor, do Concretismo e também da poesia oriental, que inspirou a criação de seus famosos haicais.  Outro elemento muito forte na sua produção é a música. A poesia de Leminski foi muito influenciada pela música, mantendo um relacionamento com a vanguarda e flertando com a MPB. Também foi um notável professor de Literatura e História.

Foto: Toninho Vaz é jornalista e autor das biografias de Paulo Leminski (“O Bandido que Sabia Latim”), Torquato Neto (“Pra Mim, Chega!”) e Darcy Ribeiro e dos livros “90 Anos de Cinema”, “Edwiges, a Santa libertária” e “O Rei do Cinema”

Introdução à Poética de Paulo Leminski

Ao falar sobre os 20 anos da morte de Leminski, além de retransmitir aos leitores desta geração o legado do poeta, o jornalista Toninho Vaz recorre às novidades na obra do escritor, apontando para um novo enfoque que se desprende do folclore dos anos 60, de drogas, sexo e rock and roll. Em sua fala, Vaz pretende trazer às claras, em seus múltiplos aspectos, as obras do gênio em todas as vertentes: prosa, poesia, tradução, música, publicidade.
“Quero ressaltar todos os aspectos que compõem a formação intelectual do poeta. Abordo suas influências literárias e tudo aquilo que formou o teor de sua obra, explorando seu interesse pela literatura e linguagem, afinal, Leminski foi um talentoso professor de Literatura e História”, disse.
                   
Oficina Haicai
Tendo também convivido com o poeta Paulo Leminski, o escritor Ademir Assunção (SP), realizou dia 25 (quinta-feira),  na sala Cora Coralina, em Penápolis. a oficina “Haicai: Hipersensibilidade em Micropoemas”, com informações de como produzir utilizando o estilo conciso de poesia japonesa, praticado e difundido por Leminski. A programação fez parte do 1º Festival Literário de Penápolis, que aconteceu de 16 a 27 de junho, com apoio da Livraria Sophia. Formado em Jornalismo pela Universidade Estadual de Londrina, Ademir Assunção trabalhou como repórter cultural dos jornais Folha de Londrina, O Estado de São Paulo e Jornal da Tarde. Também foi editor-assistente do caderno "Ilustrada", da Folha de São Paulo. Publicou os livros: “LSD Nô”, “A máquina peluda”, “Cinemitologias” e “Zona Branca”.

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2025 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade