Classificados

VÍDEOS

Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989
Saudoso Tachinha e seu Ford 29 - entrevista de 2008 - por Ricardo Alves (Cacá)

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

05/11/2022

Inmetro faz inspeção na bancada de aferição de hidrômetros do Daep

Imagem/Divulgação
Detalhes Notícia
Inspeção é feita anualmente e tem o objetivo de assegurar que o equipamento está dentro das normas estabelecidas pelo Inmetro

DA REDAÇÃO

Os técnicos do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) realizaram no mês de outubro, a inspeção na bancada de aferição de hidrômetros do Daep. A inspeção é feita anualmente e tem o objetivo de assegurar que o equipamento está dentro das normas estabelecidas pelo Inmetro para a realização da aferição dos hidrômetros trazendo maior segurança para a autarquia e para os usuários.
Durante as inspeções, foram realizadas calibrações dos tanques usados para simular pressão e a verificação da bancada de aferição dos hidrômetros. Os trabalhos foram realizados pelos Técnicos em Metrologia e Qualidade do Inmetro Senhores Edson Benedito Sangermano e Márcio Alves Euclides.
A bancada instalada pelo Daep possui tanque com 750 litros que simula a pressão, tem capacidade de aferir até 10 hidrômetros com vazão de 1,5 m³/hora de cada vez. Cada equipamento da bancada é checado pelos técnicos do Inmetro, que depois emitem o laudo de aprovação, se tudo estiver de acordo.
O Daep utiliza os hidrômetros classe B e classe C e na aferição, os aparelhos passam pela bancada que simula a rede de abastecimento. São realizadas três aferições nas vazões nominais (Qn), transição (Qt) e mínima (Qmin), de acordo com a classe dos aparelhos.
Os dados registrados nas três fases de medição são colocados em uma planilha de computador que faz o cálculo para verificar se as medições estão corretas e apontam se existe erro ou não no aparelho medidor. Mais de 95% dos hidrômetros reprovados apresentam problemas de submedição, ou seja, marcam menos do que o volume real de água que passa pelo aparelho isso ocorre porque quanto mais velho o parque de hidrômetros instalados maiores são os problemas de submedição.
Segundo os técnicos do Inmetro, o Daep passou pela aprovação nos testes e na qualidade da aferição. O equipamento está dentro das normas estabelecidas pelo Inmetro. 

(Com A/I Daep)

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade