CADERNOS
VÍDEOS
CLIMA
fale com o DIÁRIO
+55 (18) 3652.4593
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br
CIDADE & REGIÃO
22/03/2013
Hortas Comunitárias intensificam ações de combate à dengue
Com o objetivo de evitar a proliferação do mosquito da dengue e uma nova epidemia da doença no município, o Serviço de Vigilância Epidemiológica, em parceria com a Secretaria Municipal de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente, realizou na quarta-feira, 20, uma reunião com os coordenadores das Hortas Comunitárias para orientação dos cuidados necessários na prevenção da doença.
Mais de 40 coordenadores das Hortas Comunitárias participaram do encontro que também contou com a presença do secretário de Agricultura, Arata Assami, do coordenador geral do projeto Hortas Comunitárias, Marcio José de Farias, da encarregada do Serviço de Vigilância Epidemiológica, Lucimari Domingues Oliveira e da diretora presidente do Daep, Sílvia Mayume Shinkai de Oliveira.
De acordo com a encarregada da Vigilância Epidemiológica, Lucimari Domingues Oliveira, foram encontradas larvas do mosquito da dengue em reservatórios (tambores) de água de algumas Hortas Comunitárias, principalmente nas maiores, que utilizam esse sistema para evitar o desperdício de água. “Por isso resolvemos fazer essa reunião com os coordenadores para que ações de combate à dengue sejam tomadas nas Hortas Comunitárias”, comentou.
Dessa forma, ficou acertado que todas as hortas devem fazer a limpeza do reservatório e também providenciar a cobertura, que pode ser uma tampa ou tela, evitando assim a proliferação do mosquito da dengue.
Durante as visitas de rotina dos agentes comunitários, se forem encontradas larvas nos reservatórios, a horta será notificada e receberá um prazo para providenciar a limpeza e cobertura do mesmo, caso a situação aconteça novamente, a Secretaria de Agricultura vai retirar todos os reservatórios da horta notificada.
Exemplo
O secretário de Agricultura, Arata Assami, elogiou a participação dos coordenadores das hortas na reunião e o empenho e dedicação de todas as famílias beneficiadas com o projeto. “O projeto Hortas Comunitárias de Penápolis é exemplo para muitas cidades do país, inclusive já recebeu um prêmio nacional. Não podemos deixar que a falta de cuidados simples contra a dengue prejudique o projeto. Combater a dengue é obrigação de todos”, alertou o secretário. Para as Hortas Comunitárias que não apresentarem problemas e estiverem em perfeitas condições, a Secretaria de Agricultura dará um prêmio de incentivo às famílias participantes.
A diretora presidente do Daep, Sílvia Shinkai, também conversou com os coordenadores das Hortas sobre a limpeza do espaço e retirada de material orgânico. “Alguns munícipes acabam aproveitando a presença desses materiais na calçada para depositar indevidamente o seu lixo doméstico. Essa conscientização da comunidade também pode ser feita pelos participantes das hortas”, sugeriu.
Sílvia Shinkai também apresentou um levantamento feito pelo Daep do gasto de água de todas as hortas comunitárias durante o ano de 2012, salientando que é necessário economizar esse bem natural, evitando desperdícios.
Secom – PMP
CIDADE E REGIÃO
Penápolis terá Concerto de Natal nesta segunda-feira
CIDADE E REGIÃO
Polícia Civil prende acusado de tráfico no Gualter Monteiro
CIDADE E REGIÃO
Melhorias: nova etapa do programa "Asfalto Tinindo" é finalizada
Imagens da semana
© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.