Classificados

VÍDEOS

Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989
Saudoso Tachinha e seu Ford 29 - entrevista de 2008 - por Ricardo Alves (Cacá)

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

10/04/2008

Hoje tem lançamento de livro, palestra e exposição

A Biblioteca Pública Municipal Prof. Fausto Ribeiro de Barros de Penápolis realiza hoje, 10, a partir das 20h, o evento de lançamento do livro “Padre Claro Monteiro do Amaral – Primeiro Vigário de Aparecida e Mártir da Noroeste”, de Vicente Martins Vanin. Ao mesmo tempo, em parceria com o Museu Histórico, Secretaria Municipal de Educação e Secretaria Municipal de Cultura, abre a exposição “Os Kaingangues no Centenário de Penápolis” e promove palestra sobre o assunto.
O lançamento do livro acontecerá no salão da biblioteca; em anexo, na sala Cora Coralina, acontece a abertura da exposição com uma palestra da professora e socióloga mestra Rosana Aparecida da Silva, que durante os anos de 2004 e 2005 permaneceu junto aos índios Tenharim, no sul do Estado do Amazonas, realizando pesquisas de campo para a composição do trabalho que a levou ao título de Mestre em Sociologia pela Unesp (Universidade do Estado de São Paulo), câmpus de Araraquara. O público poderá apreciar a exposição gratuitamente até o dia 30 de abril, no horário de funcionamento da biblioteca, das 08h às 21h. Os organizadores pedem que os grupos interessados mantenham contato junto ao Museu Histórico com antecedência para agendar as visitas ( 3652-7034). 
A peças colocadas à visitação pertencem aos acervos do Museu Histórico, Museu de Folclore e do acervo particular da professora Rosana da Silva. Além de ver a exposição os visitantes também assistem à palestras e contações de lendas kaingangues.

Livro
De acordo com o autor, Vicente Vanin, o livro lançado hoje em Penápolis é uma homenagem ao ilustre Monsenhor Claro Monteiro do Amaral, que foi uma figura muito importante na recuperação do Seminário Episcopal de São Paulo, a partir de 1890. Ainda segundo o autor, o livro é também uma homenagem ao Santuário de Aparecida, do qual Padre Claro foi o Primeiro Vigário; a Bauru, ponto de partida de sua missão catequética; e às Dioceses de Lins e Araçatuba, em cujos territórios derramou seu sangue. Padre Claro também publicou uma Gramática Latina e organizou um Vocabulário português-botocudo, uma obra de valor científico histórico inigualável. Em 1901, ao sair em uma missão evangelizadora, Monsenhor Claro, juntamente com seus companheiros, foi surpreendido por índios que, numa batalha desigual, ferem-no até a morte. Daí passou a ser conhecido como o Mártir da Noroeste. A direção da Biblioteca informa que na ocasião do lançamento exemplares do livro estarão à disposição do público para aquisição dos interessados, ao valor de R$ 15,00. Desde já toda comunidade está convidada a participar. A entrada é de graça. Secom – PMP

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade