Classificados

VÍDEOS

Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989
Saudoso Tachinha e seu Ford 29 - entrevista de 2008 - por Ricardo Alves (Cacá)

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

18/06/2022

Funarpe recebe acervo de pinturas do Itaú Cultural

Foto: Reprodução, arquivo Museu do Sol
Detalhes Notícia
Diretor do Museu, Beto Fernandes, mostra pintura sem título, obra do artista Juca de Lima, 219cm x 99cm, Natural de Goiandira GO - Nasceu em 1926, e faleceu em 2018, em Goiânia

Ao todo foram 62 obras nacionais e internacionais que farão parte do acervo contemporâneo da fundação

DA REDAÇÃO

A Fundação de Artes de Penápolis foi contemplado pelo Instituto Itaú Cultural com 62 obras de artistas nacionais e internacionais no primeiro semestre de 2022, acervo que será apresentado ao público através de uma mostra (exposição) em data a ser definida pela direção do museu especialista em arte Naif.
O acervo, incorporado à Fundação de Artes de Penápolis, que gerencia o Museu do Sol, faz parte de programa do Instituto Itaú Cultural que promove a doação de obras de arte para museus de todo Brasil, iniciativa teve início em 2013 e até então ultrapassou a marca de 3.500 obras doadas.
Dentre as obras recebidas estão títulos autenticados de artistas nacionais e internacionais que irão enriquecer o acervo artístico da Fundação de Artes de Penápolis, com destaque para os trabalhos de artistas como Baltazar Moura Nascimento, de Córrego do Ouro-GO. Ele, que é escultor autodidata, iniciou seus trabalhos em 1990, ingressando posteriormente na Associação dos Artesãos de Goiânia.
Trabalha com oratórios e peças escultóricas em madeira de grande valor expressivo, algumas vezes influenciado pelas festas religiosas como a Festa de Trindade, a Procissão do Fogaréu, entre outras. O Museu de Arte de Goiânia possui obra de sua autoria.
Conforme explicou o diretor do Museu do Sol, Joaquim Alberto Fernandes, o Beto, embora o acervo recebido seja de arte contemporânea, ele está dentro do rol de obras que a Fundação pode ter (e tem) desde a sua implantação nos anos 1980 com o surgimento dos salões de arte.
Informou que a fundação, além da arte Naif, têm obras relacionadas à São Francisco de Assis e Arte Contemporânea, o que remete aos Salões de Artes realizados em Penápolis, e que resultaram na instalação do Museu do Sol.
“Naquela ocasião alguns artistas doaram suas obras para formalizar uma coleção contemporânea, com a ideia de formar uma pinacoteca, que abre várias estéticas acadêmicos, sem ser especificamente para a arte Naif”, explicou o diretor do museu.

ARTISTAS
Ao todo foram recebidas 62 obras, com destaque para artistas como Louis Marius Ferreira de Moraes, Eduardo Iglesias, Elso Arruda, Chico Ferreira Alves, Sorenses, Lourdes Peres, Andrés Szymczakomski, Gustavo Rosa, Gilberto Aquino Pérez, Lucinha Câmara, Francisco Moelle, Lucius,Braz Dias, Saino, Dora Rodrigues, Jussara Age, Egas, Domenico Lazzarini, Gilberto Salvador, Lyria Palombini, Papas Stéfanos, Valmy Moraes, Fang, Omar Pellegatta, Inos Corradim, Sant’Anna, Tito de Alencastro, Cesar Romero, Christina Parisi, Elisabeth Etzel, Renina Katz, Normando Martinez, José de Souza Estevão, Wilma Lacerda, Odilla Mestriner, Gilberto Salvador, Helenos, Silvio Oppenheim, Sawo, Saino, Delima Medeiros, Escultou Baltazar Moura Nascimento, entre outros.

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade