Classificados

VÍDEOS

Saudoso Tachinha e seu Ford 29 - entrevista de 2008 - por Ricardo Alves (Cacá)
Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

09/11/2016

Festival de Teatro começa hoje em Penápolis

Imagem/Secom – PMP
Detalhes Notícia
Braseiro fala do homem em confronto com as condições adversas em que o instinto de sobrevivência prevalece

Um dos mais tradicionais eventos culturais da região tem início hoje: o Festival de Teatro de Penápolis – Fetep 2016, que será realizado até o dia 13 de novembro (domingo), com espetáculos teatrais gratuitos para o público de todas as idades. As apresentações acontecem no Teatro Lúmine.  
A abertura do Fetep 2016 será com a apresentação do espetáculo “Braseiro”, da Cia do Blefe, às 20h30. Mas antes haverá um bate papo no Teatro Lúmine, com o diretor da Cia, Mauro Junior, às 18h30, sobre “Direção Teatral: Reflexão sobre a Formação e Prática”. Tanto o espetáculo, quanto o bate papo são trazidos por meio de parceria com o Sesc de Birigui e têm classificação etária de 14 anos.
O secretário de Cultura, Luiz Colevatti, convida toda a comunidade para prestigiar o Fetep 2016.
“Serão cinco dias de Festival com apresentação de espetáculos teatrais de diferentes temáticas, voltados para crianças, jovens e adultos. Além dos espetáculos, o Fetep 2016 também terá apresentação de performances teatrais com atores da Cia Alternativa, que é de Penápolis”, acrescentou.
As performances “Silêncios”, da Cia Alternativa acontecerão no hall Teatro Lúmine, nos dias 10 e 13 de novembro, às 20h e 19h30, respectivamente.

Braseiro
O espetáculo “Braseiro” é ambientalizado no interior do nordeste brasileiro, no início do século XX. Numa casa em ruínas, uma família tenta encontrar uma maneira de salvar o primogênito, que foi pego roubando nas terras do vizinho, inimigo da família. Braseiro trata o homem em confronto com as condições adversas em que o instinto de sobrevivência prevalece, num jogo árido de “pequenos poderes”. Espetáculo da Cia do Blefe com direção de Mauro Junior.
O Festival de Teatro de Penápolis é uma realização da Prefeitura por meio da Secretaria Municipal de Cultura e conta com importantes parcerias do Sesc 70 anos – unidade Birigui e Proac (Programa de Ação Cultural), da Secretaria de Estado da Cultura.


Hoje tem bate papo sobre direção teatral no Fetep

Nesta edição, o Festival de Teatro de Penápolis propõe um bate papo com atores e demais artistas da cidade com o diretor da Cia do Blefe, Mauro Junior. O encontro acontecerá hoje, dia 09, a partir das 18h30, no Teatro Lúmine, com o tema “Direção Teatral - Reflexão Sobre a Formação e Prática”. Classificação 14 anos.
De acordo com o diretor Mauro Junior, o bate papo mostrará que linguagem teatral não é apenas a verbal, mas a linguagem cênica em sua totalidade. O propósito dessa ação é investigar possibilidades e procedimentos da direção teatral, enfatizando a concepção da linguagem paraverbal. Também será abordada a ampliação o ato da comunicação: verbo e elementos auditivo-visuais, com a sua espessura e tessitura de signos.
Mauro Júnior é diretor, ator, iluminador e professor. Pós-graduado com título de especialista em direção teatral pela Escola Superior de Artes Célia Helena. Graduado em artes cênicas com ênfase em direção teatral pela Universidade Federal de Ouro Preto. Foi aluno especial do mestrado em artes cênicas da ECA/USP. É docente responsável pelo curso Técnico em Teatro do Senac Araçatuba, orientador há 5 anos do Programa de Qualificação em Artes (antigo Projeto Ademar Guerra) da Secretaria de Estado da Cultura e diretor da Cia. do Blefe. Entre os principais espetáculos dirigidos estão “As Horas Podres” (Ouro Preto, 2009), “Cuidado: Frágil!” (Belo Horizonte, 2010), A Cena (São Paulo, 2012), “Braseiro” (Araçatuba, 2015). 

Secom – PMP

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2025 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade