Classificados

VÍDEOS

Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989
Saudoso Tachinha e seu Ford 29 - entrevista de 2008 - por Ricardo Alves (Cacá)

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

30/10/2008

Febre Aftosa: Proprietários devem vacinar seu gado em novembro

Os proprietários de gado devem vacinar seus animais no mês de novembro contra a febre aftosa. A doença é uma enfermidade muito contagiosa e de rápida transmissão, causada por um vírus de rápida multiplicação e que causa perdas milionárias no rebanho. A febre aftosa ataca todos os animais de casco dividido como caprinos, ovinos, bubalinos, suínos e principalmente bovinos. Segundo dados do Ministério da Agricultura Pecuária e do Abastecimento, cerca de 85% dos rebanhos brasileiros estão livres da doença.
De acordo com Gabriel Perosso, escriturário do Sindicato Rural de Penápolis, os proprietários devem comprar a vacina durante o mês de novembro e apresentar a nota com o saldo de gado na defesa agropecuária, que fica localizada na Casa da Agricultura, na avenida Luis Osório, ao lado do Clube Penapolense. “Após a apresentação, serão selecionados cinco proprietários que poderão assistir como é feita a vacinação do gado”, comenta. Entre os sintomas, os animais doentes tem feridas na boca, na testa e nas unhas. Eles apartam-se dos outros, babam, não comem e não bebem. “Hoje em dia, o número de rebanhos diminuiu devido à crise que o setor enfrentou e com isso, muitas pessoas que tinha rebanho venderam e mudaram para o setor canavieiro”, enfatiza Gabriel.

Vacina
É importante ressaltar que a vacina contra a doença deve ter o selo de garantia e ser mantida entre 2º e 8º graus. Ela é produzida em lotes e quantidades solicitadas pelo MAPA (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento) e testada por laboratórios e pelo próprio ministério antes de ir a venda, seguindo um rígido padrão de biossegurança na sua fabricação. Ao comprá-la, o proprietário deve ter ou solicitar uma caixa térmica (isopor) com muito gelo, para estar colocando a vacina dentro e logo após, lacrando a caixa com fita adesiva. Outra dica importante é que no dia da vacinação, reúna o gado nos horários mais frescos do dia, onde deve sempre manter tanto a vacina como a seringa usada dentro da caixa térmica. Aplique com calma a vacina, lembrando que o local é a tábua do pescoço.
“Contamos com a colaboração dos proprietários e que acatem essas dicas importantes quando forem vacinar seus animais”, finaliza Gabriel. Mais informações podem ser adquiridas pelo telefone (18) 3652-1395. (IA)

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade