
CADERNOS


VÍDEOS

CLIMA
fale com o DIÁRIO

+55 (18) 3652.4593


Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br
CIDADE & REGIÃO
12/10/2012
Está chegando: Cavalgada Franciscana começa neste sábado

A 7ª Cavalgada Franciscana acontece neste final de semana. Amanhã, sábado 13/10, a partir das 19h, no Recinto de Exposições "Prefeito Jandira Trench", comitivas se reúnem para se entrosarem, com roda de viola, comidas e outras atrações. No domingo, 14/10, as comitivas se concentram na Fazenda Santa Cândida (do Benoninho), no Bairro Boa Vista, e às 9h30 acontece a Missa Sertaneja, celebrada pelo pároco do Santuário São Francisco de Assis, Frei Adauto, acompanhada pela Orquestra de Violeiros de Penápolis.
A partir das 10h30, as comitivas começam a partir em direção ao santuário, passando pelo centro da cidade. O trajeto inclui a Rua Irmãos Chrisóstomo de Oliveira, até a Avenida Eduardo de Castilho, seguindo até a Rua Brasil, e voltando pela Avenida Luis Osório até chegar à igreja matriz. Ao meio-dia, os cavaleiros e amazonas, montados em seus animais, recebem as bênçãos, em frente ao santuário. E logo depois, seguem para o recinto onde se preparam para a prova culinária Queima do Alho e o concurso de berranteiros.
Além de importantes autoridades, são esperadas mais de 1200 pessoas para o evento. Já está confirmada a presença de 25 comitivas de toda a região. A romaria é uma homenagem ao padroeiro da cidade de Penápolis, São Francisco de Assis.
Organização
O Sistema Faesp/Senar, a Prefeitura Municipal de Penápolis, o Departamento Autônomo de Água e Esgoto de Penápolis (DAEP), a Organização dos Frades Capuchinhos, a Polícia Militar e a Polícia Militar Ambiental são parceiros.
Durante o mês de setembro e na última terça-feira, 09/10, foram realizadas as reuniões com os participantes e organizadores para definir a organização do evento, sendo que nesta última já foi realizado o sorteio da ordem de desfile das comitivas, presenciado por todos os presentes.
A Polícia Militar e a Polícia Militar Ambiental cuidarão da segurança e auxiliarão tanto na organização durante o trajeto pela cidade, como no trabalho do pessoal da Defesa Ambiental, na fiscalização dos animais que entram no Recinto de Exposições de Penápolis.
As principais orientações para as comitivas são evitar abuso da carga dos animais ou mesmo judiar deles. Também é pedido aos participantes que colaborem com a limpeza, não jogando embalagens no chão. É proibido o uso de bebida alcoólica durante o desfile. Também haverá, juntamente com a equipe da Polícia, uma equipe especializada de segurança, para garantir a tranquilidade do evento. No recinto também haverá estacionamento somente para os participantes.
O frei Adauto Antônio, do Santuário de São Francisco de Assis, ressaltou que o santuário de Penápolis é a primeira igreja católica erguida na região noroeste de São Paulo e o único dedicado a São Francisco no estado, além de ser um dos poucos do Brasil, e que por essa razão a Cavalgada Franciscana é muito querida. O pároco pediu que os cavaleiros continuem respeitando o objetivo da romaria, já que é um evento religioso, e que continuem colaborando para o sucesso do evento.
O presidente do Sindicato Rural, Dr. João Castilho, assim como toda a diretoria, esperam o sucesso do evento, devido ao esmero com que foi preparada a cavalgada.
Assessoria de Imprensa/SIRP
CIDADE E REGIÃO
Polícia Civil de Penápolis prende acusado de roubar motos
CIDADE E REGIÃO
Homem é preso por tráfico de drogas no centro de Luiziânia
CIDADE E REGIÃO
Reunião: abertura de cursos de Fono e TO é solicitada à Funepe
Imagens da semana
© Copyright 2025 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.