CADERNOS
VÍDEOS
CLIMA
fale com o DIÁRIO
+55 (18) 3652.4593
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br
CIDADE & REGIÃO
19/04/2007
Educandos da A.V.I. desenvolvem projeto jornalístico
Um grupo formado por 31 crianças com idade entre 11 e 14 anos, atendidas pela Associação Vila da Infância em horário inverso aos da escola, participa de um projeto que visa o desenvolvimento de conhecimentos e habilidades na área da comunicação social. Divididos em duas turmas, os adolescentes conheceram ontem o processo de produção do Diário, receberam orientações dos jornalistas e fizeram várias perguntas. O cronograma de trabalho prevê ainda visitas a emissoras de rádios.
A participação no projeto não envolve todos os atendidos da entidade, uma vez que a proposta é deixar que os educandos optem por fazer ou não parte do grupo. Segundo a coordenadora pedagógica da Vila, Mariza Dias Teixeira, a atividade faz parte da proposta de trabalho para este ano, que prevê ainda a publicação de informativos produzidos pelos próprios adolescentes. “Lançamos o primeiro em março e já estamos preparando o segundo. A periodicidade será trimestral”, comentou Mariza. Paralelo ao informativo, cuja tiragem foi de 1.500 exemplares, o grupo produzirá mensalmente um folhetim para destacar o assunto principal do mês, como datas comemorativas e eventos realizados na entidade.
Os adolescentes atuam na produção desde a discussão de assuntos, pesquisas na internet e redação do material.
A distribuição dos folhetins está sendo feita pelo próprio grupo, que leva as informações da entidade até os bairros onde moram. “Além de colaborar para a formação de uma consciência crítica sobre o papel dos meios de comunicação, este trabalho faz com que os próprios atendidos conheçam melhor a instituição”, disse a coordenadora, “O grupo se transforma num instrumento de divulgação da Vila e, desta forma, tornam-se protagonistas do trabalho institucional”, completou.
Marize comentou ainda sobre a mudança na postura dos educandos, observada na maneira como eles se comportam durante a coleta de informações. “Eles se vêem responsáveis e atuantes e acompanham com atenção o processo produtivo, observando assuntos que podem virar notícia e fazendo sugestões”, disse ela.
As reuniões com o grupo acontecem nos períodos da manhã e tarde, duas vezes por semana. (AR)
CIDADE E REGIÃO
Vaticano nomeia Dom João Gilberto como Bispo de Lins
CIDADE E REGIÃO
Marfrig: inscrições para 200 vagas terminam hoje
Imagens da semana
© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.