Classificados

VÍDEOS

Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989
Saudoso Tachinha e seu Ford 29 - entrevista de 2008 - por Ricardo Alves (Cacá)

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

24/06/2008

Educação: Rede municipal de ensino supera meta do Ideb

Desde 2005, a Secretaria Municipal de Educação da Prefeitura de Penápolis vem investindo nas escolas municipais em qualificação profissional, infra-estrutura dos prédios e aquisição de materiais didáticos. Todo esse investimento já está gerando resultados positivos na aprendizagem dos alunos, o que foi comprovado através dos dados do Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), que é calculado com aplicação de provas a cada dois anos.
A rede municipal de ensino, responsável pelas séries iniciais (1ª a 4ª série), atingiu o índice 5,2 em 2007; superando a meta que era 4,7 e também ultrapassando a meta de 2009, de 5,1. Em temos numéricos, o município atingiu um dos maiores índices do estado, sendo que a média estadual foi de 4,7 e a média nacional de 4,2. E na região, foi a cidade que obteve maior variação positiva (0,5); sendo que o ensino nas outras cidades também tiveram crescimento, mas não na mesma proporção que Penápolis.
“Certamente os investimentos que a Secretaria de Educação tem feito nas unidades contribuíram para esse excelente resultado. Quero destacar o envolvimento dos professores e pais que incentivaram e se sensibilizaram pelo projeto de qualificação educacional no município”, analisou o secretário municipal de Educação, Cledivaldo Donzelli. De acordo com ele, o Ideb é um dos índices mais completos, pois relaciona a evasão escolar, rendimento do aluno e aprovação. Sendo possível analisar além da vida escolar, todo o contexto sócio-cultural que esse aluno está inserido.

Análise por escola
Além dos índices nacionais, estaduais e municipais, o Ideb calcula também o desenvolvimento de cada unidade escolar e as faz projeções para metas que devem ser atingidas nos anos seguintes. De acordo com os dados do Ideb, das 10 escolas municipais, apenas duas não atingiram as metas para 2007. Sendo que todas as outras superaram as metas projetadas para 2007. Destaque para a Emef “Prof. Armelindo Artioli”, do Jardim Del Rey, que atingiu o índice 6,5, superando a meta do ano 2013 e alcançando o índice de desenvolvimento de países de primeiro mundo. O CEU “Prof. Harume Kubota da Silva”, no bairro Cidade Jardim foi a escola que conseguiu a maior variação positiva, saltando de 3,5 em 2005 para 5,6 em 2007, superando a meta projetada para o ano de 2019. Segundo a chefe de serviço do Ensino Fundamental, professora Adriana Lacava Rufatto Soliane, estes índices servem para que a Secretaria de Educação faça uma reorientação específica em cada unidade. “Os índices refletem a realidade das crianças, e a partir deles, podemos traçar novos instrumentos pedagógicos nas unidades, fazendo com que os alunos aprendam mais e com mais facilidade. Nosso objetivo é qualificar cada vez mais a educação no município”, concluiu. Secom – PMP

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade