CADERNOS
VÍDEOS
CLIMA
fale com o DIÁRIO
+55 (18) 3652.4593
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br
CIDADE & REGIÃO
26/06/2015
Educação: Mediação e Rede de Proteção Escolar
DA REDAÇÃO
Com a finalidade de assegurar e de fortalecer medidas voltadas à resolução de conflitos e a promoção de uma cultura de paz, a Diretoria de Ensino de Penápolis em parceria com o Ministério Público de Penápolis estão promovendo encontros de reflexões, de debates e de capacitação de representantes de órgãos e instituições que compõem a rede de proteção social que presta apoio às escolas em situações de vulnerabilidade.
Na última quarta-feira, dia 24, no anfiteatro da OAB de Penápolis, foram debatidos dois importantes temas. O primeiro, “As consequência neurobiológicas do abuso infantil”, coordenado pelo médico Georg Tuppy, clínico e cardiologista na cidade de Araçatuba. Já o Juiz Marcelo Yukio Misaka, da 1ª Vara Judicial de Penápolis, coordenou o tema “Violência sexual intrafamiliar: uma visão interdisciplinar”, pesquisa que elaborou em seu mestrado em ciências jurídicas junto à Universidade Estadual do Norte do Paraná. “Agradecemos a colaboração dos palestrantes, colaboradores voluntários de nosso projeto, e especialmente o empenho e a disposição da Promotora de Justiça, Flávia Marques, que tem sido uma entusiasta no fortalecimento da rede de proteção em nossa região, pois sabemos que juntos somos mais fortes e os resultados são melhores na proteção integral às nossas crianças e aos nossos adolescentes” disse a Dirigente Regional de Ensino, Sueli Bonfietti.
Os encontros realizados têm o objetivo de integração, da capacitação e da ampla participação de todos os integrantes de instituições e segmentos, públicos e privados, visando a articulação de esforços na busca de garantia e proteção mais eficazes para melhores resultados educacionais, culturais e sociais às crianças e adolescentes. Em 2010 foi implantado o Sistema de Proteção Escolar (SPEC) pela Secretaria de Estado da Educação, junto às escolas estaduais, com a finalidade de promover a prevenção de conflitos no ambiente escolar. Foram selecionados e capacitados Professores Mediadores que atuam diretamente na comunidade escolar, sendo, hoje, presença fundamental no cotidiano escolar seja na resolução ou na prevenção de conflitos.
Segundo a Supervisora de Ensino, Vera Lúcia Bachiega Zambrosi, “já foram realizados cinco encontros e verificamos o fortalecimento da Rede, pois a cada reunião mais pessoas ligadas à Rede de Proteção participam e se interessam pelo tema”. “Nossa meta é a realização de encontros mensais, sempre trazendo palestrantes, trocando experiências, motivando os participantes, capacitando todos para o trabalho coletivo em defesa da proteção escolar e a promoção da cidadania” disse a Promotora de Justiça, Flávia Marques. ‘Todos os participantes da Rede de Proteção estão convictos de que, juntos, fortalecidos e minimamente instrumentalizados, poderemos fortalecer a construção de uma cultura de paz que nos acene, desde já, com uma realidade menos contraditória e conflituosa nas escolas e em nossas cidades, esses são os objetivos do nosso Sistema de Proteção Escolar” finalizou a Dirigente de Ensino.
CIDADE E REGIÃO
Enfermagem: equipes fazem capacitação sobre vacina BCG
CIDADE E REGIÃO
Unidades de CRAS ampliam atendimento com grupo de idosos
CIDADE E REGIÃO
Churrasqueiro descumpre medida protetiva e é preso
Imagens da semana
© Copyright 2025 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.