Classificados

VÍDEOS

Saudoso Tachinha e seu Ford 29 - entrevista de 2008 - por Ricardo Alves (Cacá)
Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

10/11/2011

Educação: Alunos do 5º Ano fazem Prova Brasil

Secom-PMP
Detalhes Notícia
Alunos do 5º Ano da Emef Casa da Amizade fizeram ontem a Prova Brasil

A Secretaria Municipal de Educação aplicará de 09 a 11 de novembro a Prova Brasil para todos os alunos que estão cursando o 5º Ano do Ensino Fundamental, um total de 489 crianças da rede municipal de ensino.
A Prova Brasil é um sistema de avaliação desenvolvida pelo MEC (Ministério da Educação) que tem por objetivo diagnosticar a qualidade do ensino oferecido no país a partir de testes padronizados de língua portuguesa e matemática e também questionários socioeconômicos.
A Prova Brasil tem duração de duas horas e meia e deve ser realizada em um mesmo dia, sem interrupções. Portanto, a prova está sendo aplicada em cada escola em períodos e dias alternados. Nas Emefs (Escolas Municipais de Ensino Fundamental), as provas acontecem no período da manhã, das 7h30 às 10h e no período da tarde das 13h30 às 16h. Com relação aos Ceus (Centros de Educação Unificados), a aplicação da prova é das 8h30 às 11h.
Os estudantes do 5º Anos respondem questões de língua portuguesa, com foco em leitura, e matemática, com foco na resolução de problemas. No questionário socioeconômico, os estudantes fornecem informações sobre fatores de contexto que podem estar associados ao desempenho escolar. Professores e diretores das escolas avaliadas também respondem a questionários que coletam dados demográficos, perfil profissional e de condições de trabalho.
A coordenadora do Ensino Fundamental, Maisa da Silva Gomes, destaca que nenhum profissional da Secretaria de Educação ou das escolas avaliadas têm contato com as provas antes da aplicação. “Todo material da prova é entregue no dia por aplicadores que são da cidade de Promissão. São eles que fazem a aplicação da prova e também levam de volta esse material”, esclareceu.
A partir das informações da Prova Brasil, o MEC juntamente com as secretarias de educação podem definir ações voltadas ao aprimoramento da qualidade da educação no país e a redução das desigualdades existentes.
As médias de desempenho na Prova Brasil também subsidiam o cálculo do Ideb - Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, que nas escolas municipais tem conseguido índices acima das metas exigidas.

Secom – PMP

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade