CADERNOS
VÍDEOS
CLIMA
fale com o DIÁRIO
+55 (18) 3652.4593
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br
CIDADE & REGIÃO
09/08/2009
Dia dos Pais: Entrevistados comentam significado da data
Qual o significado do Dia dos Pais? Esta foi à pergunta feita pela Reportagem na tarde da última sexta-feira, 07, para vários penapolenses. Ao que tudo indica, o Dia dos Pais tem uma origem bem semelhante ao Dia das Mães, e em ambas as datas a idéia inicial foi praticamente a mesma: criar datas para fortalecer os laços familiares e o respeito por aqueles que nos deram a vida. Não importa a mistura, cor, raça, escolaridade ou estilo. Eles são únicos e especiais. Nem sempre precisam ser os pais biológicos, mas aqueles que estão sempre presentes ajudando, motivando e mostrando as conseqüências dos caminhos da vida. Existem os pais tradicionais, que fazem cara de durão, mas no fundo são os mais orgulhosos chorões. Outros são menos conservadores, mas sempre preocupados. Outros ainda que parecem não se importarem com a situação, e quando menos se espera estão prontos para ajudar e dar o maior apoio aos filhos. Todos eles por mais diferentes que possam ser tem o mesmo objetivo que é zelar pela vida da família, transmitir dignidade, carinho, amor e respeito aos seus filhos da mesma forma como um dia que lhes foi passado.
História
Conta à história que em 1909, em Washington, Estados Unidos, Sonora Louise Smart Dodd, filha do veterano da guerra civil, John Bruce Dodd, ao ouvir um sermão dedicado às mães, teve a idéia de celebrar o Dia dos Pais. Ela queria homenagear seu próprio pai, que viu sua esposa falecer em 1898 ao dar a luz ao sexto filho, e que teve de criar o recém-nascido e seus outros cinco filhos sozinho. Algumas fontes de pesquisa dizem que o nome do pai de Sonora era William Jackson Smart, ao invés de John Bruce Dodd. Já adulta, Sonora sentia-se orgulhosa de seu pai ao vê-lo superar todas as dificuldades sem a ajuda de ninguém. Então, em 1910, Sonora enviou uma petição à Associação Ministerial de Spokane, cidade localizada em Washigton, Estados Unidos. E também pediu auxílio para uma Entidade de Jovens Cristãos da cidade. O primeiro Dia dos Pais norte-americano foi comemorado em 19 de junho daquele ano, aniversário do pai de Sonora. A rosa foi escolhida como símbolo do evento, sendo que as vermelhas eram dedicadas aos pais vivos e as brancas, aos falecidos. A partir daí a comemoração difundiu-se da cidade de Spokane para todo o estado de Washington. Por fim, em 1924 o presidente Calvin Coolidge, apoiou a idéia de um Dia dos Pais nacional e, finalmente, em 1966, o presidente Lyndon Johnson assinou uma proclamação presidencial declarando o terceiro domingo de junho como o Dia dos Pais (alguns dizem que foi oficializada pelo presidente Richard Nixon em 1972). No Brasil, a idéia de comemorar esta data partiu do publicitário Sylvio Bhering e foi festejada pela primeira vez no dia 14 de Agosto de 1953, dia de São Joaquim, patriarca da família. Sua data foi alterada para o 2º domingo de agosto por motivos, ficando diferente da americana e européia.
Confira as opiniões dos entrevistados:
Vinicius José Teixeira dos Santos
“O Dia dos Pais é uma data de muita alegria, onde pais e filhos se unem mais e mostram seus sentimentos”.
Paulo Henrique Soares Rosa Segatti, 16 anos, estudante
“Além do Dia dos Pais favorecer o comércio em geral, é um momento a mais para estarmos junto com nossos pais, que são nossos suportes”.
Fabiana Teixeira, 24 anos, comerciante
“Esta data é muito importante, visto o pai ser o alicerce de tudo em nossa vida, além de conselheiro que nos dá força e nos prepara para os desafios na vida”.
Gabriel Augusto, 22 anos, vendedor
“O Dia dos Pais, em minha opinião, são todos os dias. Mas essa data é um momento a mais para estarmos juntos de quem nos deu a vida”.
CONFIRA AS FOTOS NO JORNAL IMPRESSO.
CIDADE E REGIÃO
Fim de ano: Polícia Militar reforçará fiscalizações em Penápolis
CIDADE E REGIÃO
Jovem aciona a polícia após ser agredida pelo companheiro
CIDADE E REGIÃO
PM captura procurados da Justiça na região
Imagens da semana
© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.