Classificados

VÍDEOS

Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989
Saudoso Tachinha e seu Ford 29 - entrevista de 2008 - por Ricardo Alves (Cacá)

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

10/08/2014

Dia dos pais é marcado pela superação e amor aos filhos

Rafael Machi
Detalhes Notícia
Antônio Dourado (centro) é considerado exemplo de esforço e dedicação pelo filho Eduardo e esposa Elaine

DA REPORTAGEM

Talvez o leitor não saiba como surgiu a comemoração do Dia dos Pais, mas tudo começou quando em 1909 a americana Sonora Louise Smart Dodd, filha do veterano da Guerra Civil, John Bruce Dodd, ao ouvir um sermão de sua mãe, teve a idéia de celebrar o Dia dos Pais. Ela queria um dia especial em homenagem ao pai, que viu sua mulher falecer dando a luz ao sexto filho, tendo que criá-lo com outros cinco. Em 1910, Sonora enviou uma petição à Associação Ministerial de Spokane, cidade localizada em Washigton, Estados Unidos, e também pediu auxílio para uma Entidade de Jovens Cristãos da cidade. Assim, o primeiro Dia dos Pais norte-americano foi comemorado em 19 de junho daquele ano, aniversário de Dodd. A rosa foi escolhida como símbolo do evento, as vermelhas eram dedicadas aos pais vivos e as brancas aos falecidos. Em 1924 o presidente Calvin Coolidge, apoiou a idéia de um Dia dos Pais nacional e, em 1966, o presidente Lyndon Johnson assinou uma lei oficializando o terceiro Domingo de Junho como o Dia dos Pais. No Brasil, quem importou a data foi o publicitário Sylvio Bhering. Instituído no dia 14 de Agosto de 1953, período que coincidiu com o dia de São Joaquim, patriarca da família, atualmente é comemorado no 2º domingo do mês de agosto. A época é muito lembrada pela dedicação e amor que os pais possuem com a família e seus filhos. O dia dos Pais se tornou ainda mais importante para alguns deles. Aqueles que, além de trabalhar duro para sustentar a casa, ainda encontram tempo e motivação para voltar à sala de aula e se dedicar aos estudos. Isso porque no dia 11 de agosto também se comemora o Dia do Estudante. Em Penápolis, são vários os exemplos de pais que buscam sempre o melhor para sua família oferecendo maior comodidade em casa, entre outros objetivos sonhados. Isso é o que tem buscado o operador de máquinas Antônio Dourado da Silva, de 33 anos. Antônio divide seu tempo entre o trabalho e os estudos, buscando mais oportunidades na vida. 

Começo difícil
Assim como muitos pais, Antônio também teve um começo difícil. Ele é casado com a auxiliar administrativa Elaine Duarte da Silva, 37, e possui um filho, o estudante Eduardo Dourado da Silva, de 17 anos. Antônio revelou que a esposa engravidou enquanto ainda namoravam, havendo a necessidade de morarem juntos. “Foi um susto para nós dois, pois tínhamos nossas vidas e não pensávamos em ter um filho tão cedo. Tivemos algumas dificuldades, inclusive para conseguirmos algumas coisas, mas fomos superando as dificuldades e hoje temos uma estrutura muito melhor”, revelou. Ele explicou que estava na 1ª série do Ensino Médio quando soube que a namorada estava grávida e para cuidar dela teve que deixar a escola. “Fiz o que era necessário, afinal precisava dar uma condição adequada para que ela pudesse ter nosso filho, então deixei a escola para me dedicar a ela, ao meu filho e ao sustento da casa”, disse. Mesmo com todas as dificuldades, Antônio faz questão de ressaltar que sempre lutou para conseguir o que queria. Católicos, a família buscou na fé a superação das dificuldades. “Sempre tivemos muita fé, procuramos o caminho do bem e sempre agradecemos a Jesus Cristo tudo aquilo que vínhamos conseguindo ao longo do caminho. Além disso, tivemos um apoio muito grande da família, seguimos os exemplos de luta de nossos pais e assim fomos superando cada dificuldade, dando uma educação de qualidade e de exemplo para nosso filho”, ressaltou. 

Estudos
Mesmo com o passar dos anos e com muitas dificuldades superadas e com o filho crescendo, Antônio sentiu a necessidade de superar mais um obstáculo: o de terminar os estudos. Para ele, voltar a estudar seria uma forma de qualificação, alcançando melhores oportunidades de trabalho e assim conseguir oferecer algo a mais para a família. “Mesmo com a vontade de voltar aos estudos, não tinha a oportunidade por conta dos horários, já que o trabalho sempre foi puxado e também pelo fato de trabalhar durante a noite, então não tinha oportunidades de conciliar os estudos”, comentou. Em março deste ano, Penápolis ganhou uma unidade do Centro de Educação de Jovens e Adultos (CEEJA), oportunidade que Antônio agarrou, tendo, finalmente, a chance de realizar mais um sonho e terminar seus estudos. Ele explicou que trabalha durante a noite em um curtume e durante o dia aproveita para estudar. “O método do CEEJA facilita muito meus estudos, pois posso estudar durante a semana em casa e uma vez por semana vou até a escola para tirar dúvidas, aprender mais e realizar as avaliações, mas a minha rotina se resume a isso, meu trabalho e meus estudos, sempre visando algo a mais para mim”, disse. “Acho que ser pai é isso, é buscar o que há de melhor para o filho, dar o exemplo de boa pessoa e nunca desistir, mas sempre correr atrás daquilo que se quer, havendo o respeito e o amor dentro da família”, enfatizou. Exemplo este que é seguido pelo filho, que não mede palavras para reconhecer e agradecer o esforço do pai. “Tenho muito que agradecer por tudo o que meu pai me ensinou. Ter educação, não passar por cima dos outros. Penso que quando eu crescer e tiver meus filhos também quero educá-los da mesma forma como ele me educou”, disse Eduardo. A esposa Elaine também vê o marido como um exemplo de superação ao filho. “Vejo o Antônio como um presente de Deus, sempre foi esforçado e dedicado em tudo. Em casa não nos poupamos em dizer o quanto cada um se ama, por isso só tenho a agradecer por tudo aquilo que somos hoje”, disse. “Também tenho muito que agradecer ao amor e aplicação da família. Minha vida é me dedicar à minha e é esse o exemplo que quero deixar para todos os pais neste dia especial. Que não desistam, busquem seus sonhos e sejam exemplo de honestidade, carinho e fé para seus filhos”, finalizou.

(Rafael Machi)

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade