CADERNOS
VÍDEOS
CLIMA
fale com o DIÁRIO
+55 (18) 3652.4593
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br
CIDADE & REGIÃO
17/04/2019
Dia do Exército será lembrado com ato em Penápolis
DA REPORTAGEM
Para comemorar o Dia do Exército Brasileiro, celebrado em 19 de abril, o Tiro de Guerra 02/027 de Penápolis realizará um ato cívico na Praça Dr. Calos Sampaio Filho. Por conta da data comemorativa, cair no feriado de Sexta-feira Santa, as comemorações foram antecipadas para esta quinta-feira (18), a partir das 08h00.
O trabalho, além de cultivar o patriotismo entre as pessoas e a cidadania, também tem o objetivo de mostrar um pouco dos valores do Exército e seus trabalhos realizados no dia-a-dia. O evento se tornou tradicional na cidade e sempre chamou atenção das pessoas.
Para a cerimônia também estão sendo convidadas autoridades civis e militares de Penápolis, além de alunos de escolas e todos aqueles interessados em participar do ato cívico. “São ações como esta que despertam nas pessoas o civismo, o amor à pátria. Celebrar o Dia do Exército também é lembrar nossa origem, já que o Exército é composto pelo povo brasileiro. É a oportunidade de resgatarmos o patriotismo das novas gerações”, afirmou o Chefe de Instrução do Tiro de Guerra, sargento Heverson Machado.
Ele lembrou que o lema do Exército é “Braço Forte, Mão Amiga”, sendo a expressão em que o Exército Brasileiro, ao longo dos seus 371 anos de existência, tem buscado pautar suas ações para defender a Nação e garantir os poderes legalmente constituídos na Carta Magna, império da lei e da ordem. “O ‘Braço Forte’ representa a importância que o Exército tem na história do Brasil, defendendo nossa pátria em tantos momentos, como, por exemplo, em 1648, quando o povo, sob o comando dos “Heróis da Pátria”, imortalizou Guararapes como o berço da nossa nacionalidade”, comentou.
Já o termo Mão Amiga representa o fato de que, acima de todas as instruções de combate e sobrevivência, o Exército possui um lado humanitário, que é possível ser visto em Penápolis. “Todos os anos o TG se envolve em atividades sociais de nossa cidade através de campanhas de alimentos para a santa Casa, entidades e munícipes em vulnerabilidade social, com campanhas de arrecadação de agasalhos e outras que mostram que o Exército é, acima de tudo, um formador de cidadãos, que vão praticar o bem em prol de sua comunidade”, disse.
Hoje o TG possui 50 atiradores que iniciam suas atividades diariamente nas primeiras horas da manhã. Normalmente eles trabalham questões do exército como a Ordem Unida, armamento, munição e tiro, sistemas de comunicação entre outras. “São atividades feitas rigidamente com os atiradores e que muito contribui para montar a conduta de cada um deles, formando um cidadão de bem, compromissado com a sociedade e que poderá ter esta conduta em sua vida pessoal”, finalizou.
(Rafael Machi)
CIDADE E REGIÃO
Enfermagem: equipes fazem capacitação sobre vacina BCG
CIDADE E REGIÃO
Unidades de CRAS ampliam atendimento com grupo de idosos
CIDADE E REGIÃO
Churrasqueiro descumpre medida protetiva e é preso
Imagens da semana
© Copyright 2025 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.