Classificados

VÍDEOS

Saudoso Tachinha e seu Ford 29 - entrevista de 2008 - por Ricardo Alves (Cacá)
Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

23/10/2009

Desfile de 101 anos de Penápolis terá novidades

Detalhes Notícia

A Secretaria Municipal de Cultura informa que estão confirmadas algumas novidades para o desfile comemorativo dos 101 anos de fundação da cidade, “Penápolis - Novo Centenário”, que será realizado no sábado, 24 de outubro. Além da participação de cerca de 40 escolas, entidades e associações de nosso município, a população poderá assistir também as evoluções da FAMA – Fanfarra Municipal de Araçatuba – SP e os cavalos adestrados do Haras Vinholi, de Itápolis - SP, que fará o encerramento do desfile. Assim como no ano passado, o desfile será realizado na véspera do aniversário, dia 24, a partir 18h, com trajeto pela avenida Luís Osório, entre as ruas Irmãos Crisóstomo de Oliveira e Altino Vaz de Mello. O palanque oficial das autoridades ficará em frente ao Santuário São Francisco de Assis. Caso chova no dia, o evento será transferido para o Ginásio de Esportes Profº Antônio de Castilho Braga, no mesmo horário, apenas o Ato Cívico.

Fanfarra
De acordo com a ordem do desfile, a FAMA – Fanfarra Municipal de Araçatuba será o 33º participante a desfilar pela avenida. Desde 1996, a corporação tem conquistado diversos títulos em campeonatos regionais, estaduais e nacionais. Dentre eles, destacam-se os títulos mais recentes: Campeã do II Etapa do Campeonato Paulista, realizado na Vila Santa Isabel na cidade de São Paulo(2009); Tricampeã Geral no Concurso Interestadual, em Buritama SP (2008) e Pindorama (2007); Pentacampeã Geral no Concurso Estadual, em Francisco Morato SP, na categoria Fanfarra Marcial (2007); Bicampeã Nacional no Concurso realizado pela CNBF (Confederação Nacional de Bandas e Fanfarras) e Tricampeã  Geral no Concurso Nacional, promovido pela Prefeitura de Campo Grande MS, na categoria Fanfarra Marcial (2004). A regência também conquistou diversos títulos, tais como: Hexacampeão Melhor Maestro no Concurso Estadual de Francisco Morato SP (2008) e Bicampeão Melhor Maestro no Concurso Nacional, promovido pela Prefeitura de Campo Grande MS (2003).

Encerramento
Um dos pontos altos do desfile deste sábado é a participação dos cavalos do Haras Vinholi, de Itápolis; o mesmo é de propriedade do deputado Geraldo Vinholi, e se destaca pela criação de cavalos Puro Sangue Lusitano, todos registrados na Associação Brasileira do Puro Sangue Lusitano e Associação Internacional de Criadores do Cavalo Puro Sangue Lusitano. Durante as evoluções dos animais o público poderá conferir mais detalhes sobre a raça, que é conhecida por ter o mais antigo cavalo de sela do Ocidente; possui este nome porque habitava na Lusitânia, atual Portugal e Espanha. Descendentes dos cavalos Ibéricos, tem posição de destaque nas áreas de adestramento e touradas. No decorrer de sua história, já foi utilizado para muitas funções, mas foi sua participação em grandes guerras que o levou a ser mundialmente conhecido. Secom – PMP

Foto: A premiada Fanfarra de Araçatuba também será uma das atrações

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2025 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade