CADERNOS
VÍDEOS
CLIMA
fale com o DIÁRIO
+55 (18) 3652.4593
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br
CIDADE & REGIÃO
09/05/2012
DESEMPENHO: Cetesb considera aterro sanitário como ‘adequado’
DA REPORTAGEM
Uma pesquisa divulgada pela Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental, a Cetesb mostrou a qualidade dos aterros sanitários de diversas cidades do Estado de São Paulo atribuindo notas entre 0 e 10. Penápolis teve a estrutura de seu aterro considerada adequada, obtendo a nota 9,3. A avaliação julgou itens como a capacidade de suporte do solo, que foi considerada adequada; drenagem do chorume, boa; instalações como portaria e cercamento do local, adequado. Segundo a lista da Cetesb, também foi avaliado o fato de não haver catadores presentes, nem grande quantidade de moscas no local, o que gerou bons resultados para o aterro de Penápolis. O índice, chamado de Qualidade de Aterro de Resíduos, mostra a situação momentânea da área. Na região de Araçatuba 33 municípios foram vistoriados. Sendo que na comarca de Penápolis, outras quatro cidades também receberam as notas da Cetesb. O aterro sanitário da cidade é de responsabilidade do DAEP (Departamento de Água e Esgoto de Penápolis) que oferece toda a estrutura de acordo com as recomendações da própria Cetesb. No ano passado, uma empresa de segurança foi contratada para realizar a fiscalização do local, evitando que pessoas pudessem entrar em busca de resíduos para serem reutilizados, entre outros fatores. Diariamente são recolhidos cerca de 34 toneladas de lixo doméstico, sendo que a coleta acontece três vezes por semana e abrange toda a cidade. O Daep possui uma Central de Tratamento de Resíduos; um grande complexo onde encontram-se as Lagoas de Tratamento de Esgotos, Aterro Sanitário, Aterro de Entulhos, Unidade de Tratamento de Resíduos de Serviços de Saúde, Aterro de Animais Mortos e a CORPE (Cooperativa de Recicladores de Penápolis). Mesmo com a nota de 9,3 gerada pela Cetesb, Penápolis teve uma queda, já que, segundo o site do DAEP, entre os anos de 2004 e 2008, o aterro recebeu consecutivamente a nota 9,7.
Região
Ao contrário de Penápolis, o município de Glicério precisou passar por adequações imediatas para atender as solicitações da Cetesb. A prefeitura chegou a pagar multa diária de R$ 184 por conta das más condições do aterro sanitário, mas devido aos trabalhos de melhorias realizados, a situação atual do local é considerada ‘adequada’. Entre os demais municípios da comarca avaliados estão Avanhandava (6,8), Alto Alegre (8,9), Barbosa (7,8) e Braúna (7,8). Penápolis obteve nota superior à cidade de Araçatuba, que foi 8,9; porém, ficou atrás de Birigui que conseguiu chegar próximo da excelência com a nota 9,8. Esta avaliação da Cetesb é feita anualmente e abrange mais de 300 cidades do estado. (Rafael Machi)
CIDADE E REGIÃO
Fim de ano: Polícia Militar reforçará fiscalizações em Penápolis
CIDADE E REGIÃO
Jovem aciona a polícia após ser agredida pelo companheiro
CIDADE E REGIÃO
PM captura procurados da Justiça na região
Imagens da semana
© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.