CADERNOS
VÍDEOS
CLIMA
fale com o DIÁRIO
+55 (18) 3652.4593
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br
CIDADE & REGIÃO
29/08/2010
Defesa Civil se reúne para definir prioridades
Membros da Coordenadoria Municipal de Defesa Civil de Penápolis (COMDEC) estiveram reunidos sexta-feira, 27, na sede do Corpo de Bombeiros, para a elaboração do Plano Municipal de Emergência. O sargento PM Nonato, atualmente respondendo pela COMDEC, explicou que a elaboração de um plano de emergência deve ser adotado rapidamente para que, na ocorrência de uma calamidade, o município tenha condições de receber os recursos necessários para sua recuperação. “Nós não queremos usar, mas devemos estar preparados para uma situação dessa natureza”, disso o sargento. Na avaliação do PM Nonato, a atuação da Defesa Civil tem o objetivo deevitar e diminuir o impacto de desastres, e para isso necessita de ações de prevenção, preparação para emergências, ações de resposta aos desastres e de reconstrução nos três níveis de governo – federal, estadual e municipal – com ampla participação da comunidade. Quando se fala em desastres, os exemplos não estão relacionados somente aos naturais, mas também aos humanos e mistos, conforme classificação adotada pelo Sistema Nacional de Defesa Civil e aprovada pelo Conselho Nacional de Defesa Civil; essa classificação é chamada CODAR (Codificação de Desastres, Ameaças e Riscos). “Não é só chuva e vento. Um exemplo disso é a rodovia Marechal Rondon. Nesta rodovia passam diariamente centenas de caminhões carregados com produtos de alto risco. Se um caminhão desse cai no leito do ribeirãoLajeado, como já ocorreu, podemos ter um momento de calamidade pública, que seria a falta de água”, disse o sargento, lembrando que o Daep (Departamento de Água e Esgoto de Penápolis) faz captação de água naquele manancial. Ao explicar a urgência da efetivação dos membros da COMDEC e a elaboração do Plano de Emergência, o sargento Nonato lembrou que o município deve estar preparado para atender imediatamente a população atingida por qualquer tipo de desastre, reduzindo perdas materiais e humanas, fatos constatados diariamente pela mídia. Daí a importância de cada município criar a sua COMDEC.
Histórico
A realidade brasileira, neste contexto de desastres, pode ser caracterizada pela frequência dos desastres naturais cíclicos, especialmente as inundações em todo o País, seca na região Nordeste e um aumento dos desastres humanos, devido ao crescimento urbano desordenado, às migrações internas e ao fenômeno da urbanização acelerada sem a disponibilidade dos serviços essenciais. Na próxima semana o sargento Nonato deverá manter contato com todos os membros para definir o papel de cada um na elaboração do projeto e agilizar a efetivação do plano. Secom – PMP
Imagens da semana
© Copyright 2025 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.