Classificados

VÍDEOS

Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989
Saudoso Tachinha e seu Ford 29 - entrevista de 2008 - por Ricardo Alves (Cacá)

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

20/04/2023

Daep realiza evento em comemoração ao dia da conservação do solo

Imagem/Divulgação
Detalhes Notícia
Evento visa sensibilizar a população para a importância do solo

DA REDAÇÃO

Com o tema “Sensibilizando para a prática conservacionista de solo”, na última sexta-feira, dia 14 de abril, na nascente do ribeirão Lajeado, o Departamento Autônomo de Água e Esgoto de Penápolis, Daep, por meio do Centro de Educação Ambiental, CEA, em parceria com o Consórcio Intermunicipal do Ribeirão Lajeado, CIRL, promoveram um evento que visa comemorar o dia nacional da conservação do solo e sensibilizar a população para a importância do solo. 
A programação do evento incluiu café de boas vindas, visita de campo às técnicas de manejo de solo e plantio de mudas ao entorno da nascente do rio. A Coordenadora do Centro de Educação Ambiental Fernanda Campachi junto ao Coordenador do Consórcio Intermunicipal do Ribeirão Lajeado Thiago Casella, orientaram os produtores sobre as práticas adequadas no manejo de solo e sua conservação. Na sequência, foi realizado o plantio de 180 mudas de árvores.
A proposta é fazer o plantio de mais 1500 árvores no local, pois o plantio de árvores ajuda a recuperar nascentes. Afirma Thiago Casella, Coordenador do Consórcio Intermunicipal do Ribeirão Lajeado. 
O solo é essencial para a produção de alimentos, por isso é um patrimônio a ser protegido para todas as gerações, sendo um componente vivo e sua vida depende do cuidado que temos com ele. As técnicas adequadas de manejo de solo visa também a preservação das nascentes, bem como combater a erosão e o assoreamento dos rios. Destaca Fernanda Campachi, Coordenadora do Centro de Educação Ambiental 
A propriedade onde fica a nascente do Ribeirão Lajeado pertence ao Sr. Antônio Dionísio de Andrade. Já foram realizadas diversas ações e práticas conservacionistas como curvas de nível evita a erosão e o assoreamento do rio e da nascente. 
Participaram do evento a equipe do CEA, equipe Consórcio Intermunicipal do Ribeirão Lajeado, representantes do Conselho Municipal de Meio Ambiente, do Rotary Clube, Lions Clube. Representando a Câmara Municipal o Vereador Nelson Kbção e membros da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente além de produtores rurais da região.
O evento contou com a parceria e apoio da Prefeitura Municipal de Penápolis, Consórcio Intermunicipal do Ribeirão Lajeado, Programa Produtor de Água e Programa Município Verde Azul. 

(Com A/I Daep)

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade